Diário da Região
EMPREGOS

Atrair e reter talentos é o desafio para 2026

Promover o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente corporativo está à frente de questões como oferecer salários e benefícios competitivos

por Da Redação
Publicado há 2 horas
Atrair e reter talentos  é o desafio para 2026 (Freepik/Divulgação)
Galeria
Atrair e reter talentos é o desafio para 2026 (Freepik/Divulgação)
Ouvir matéria

Atrair e reter talentos está entre os maiores desafios para os 300 executivos ouvidos em pesquisa da Robert Half e obtida em primeira mão pela coluna. Não perder bons profissionais para o mercado foi apontado por 36% dos entrevistados como fonte de preocupação e, atrair os considerados melhores do mercado, foi citado por 37%.

Promover o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente corporativo está à frente de questões como oferecer salários e benefícios competitivos - o primeiro item foi citado por 44% dos entrevistados e remuneração por 29%. Para o diretor-geral da Robert Half na América Latina, Fernando Mantovani, a atração e retenção aparecerem entre as maiores preocupações reforça um descompasso persistente entre a demanda das organizações e a oferta de talentos no mercado.

Além de preencher vagas em um cenário com taxas de desocupação em níveis historicamente baixos, é preciso selecionar perfis alinhados às competências técnicas, ao contexto cultural e às novas exigências das empresas. Sob o risco de comprometer o crescimento e a inovação, é necessário rever estratégias de atração, desde a proposta de valor ao colaborador até processos seletivos mais ágeis", diz ele.

Já para Fernando Dutra, que acaba de assumir a direção executiva da Juntos Somos Mais, as empresas precisam ir além da oferta de bons projetos e oferecer um ambiente onde haja clareza de objetivos, espaço para aprendizado "e a sensação de que o trabalho gera impacto real", afirma.