Viveiro Itinerante distribui mudas de árvores em bairros de Rio Preto
Cada munícipe poderá retirar até duas mudas por endereço, apresentando documento pessoal e comprovante de residência em nome de quem for retirar as plantas

O programa Viveiro Itinerante, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo de São José do Rio Preto, realiza na próxima semana a segunda etapa da circulação 2025, levando gratuitamente mudas de árvores a moradores de dois bairros da cidade.
Na terça-feira, 2, o caminhão estaciona na UBS do Jardim Maria Lúcia, na região do Pinheirinho. Já na quarta-feira, 3, a ação ocorre na UBS do Jardim Gabriela, na Cidade da Criança. Em ambos os dias, o atendimento será das 8h às 11h30.
Cada munícipe poderá retirar até duas mudas por endereço, apresentando documento pessoal e comprovante de residência em nome de quem for retirar as plantas. Estão disponíveis cerca de 200 mudas, entre espécies nativas, exóticas, de pequeno, médio e grande porte, além de frutíferas.
Entre as espécies ofertadas nesta etapa estão o resedá-de-jardim (pequeno porte), pata-de-vaca (médio porte), ipê-branco (grande porte) e pitanga (frutífera). Durante a entrega, técnicos da secretaria orientam sobre o plantio e a escolha adequada da espécie conforme o espaço disponível.
A circulação 2025 do Viveiro Itinerante teve início em junho, durante a Semana do Meio Ambiente, e continuará até outubro do próximo ano, passando por todas as dez regiões do município sempre na primeira quarta e quinta-feira de cada mês.
Segundo a secretaria, além de ampliar a cobertura vegetal e melhorar o microclima, a ação busca "conscientizar os munícipes e incentivá-los a participar ativamente da ação de educação ambiental voltada ao plantio sustentável e ao manejo e manutenção da arborização urbana".
Atendimento durante todo o ano
Quem não conseguir retirar mudas durante as datas do Viveiro Itinerante pode procurar o Viveiro Municipal ao longo do ano. É possível retirar gratuitamente até duas mudas por mês, também mediante apresentação de comprovante de residência em nome do solicitante e documento pessoal.
A iniciativa faz parte de um esforço maior da prefeitura para aumentar a arborização urbana, com benefícios como redução da temperatura, maior permeabilidade do solo, diminuição da poluição e melhoria da qualidade de vida, especialmente no período de estiagem.
Serviço
🌳 Doação de até 2 mudas de árvores por residência/imóvel
📄 Para retirar: Documento pessoal (no nome de quem estiver retirando) e comprovante de residência em São José do Rio Preto
📞 Mais informações: (17) 3225-9769
📌 Região Pinheirinho – UBS Jd. Maria Lúcia
📅 Data: 02/07/25
🕗 Hora: 8h às 11h30
📍 Local: Em frente à UBS Jardim Maria Lúcia
📫 Endereço: Alameda Tamandaré, 1150 – Jardim Maria Lúcia – Região Pinheirinho
📌 Região Cidade da Criança – UBS Jd. Gabriela
📅 Data: 03/07/25
🕗 Hora: 8h às 11h30
📍 Local: Em frente à UBS Jardim Gabriela
📫 Endereço: Rua Prof.ª Aureliana Ferrari, 250 – Jardim Gabriela
🌳 Viveiro Municipal (Sede)
🌱 Doação de Mudas: o ano todo
📅 Atendimento: Segunda a sexta-feira
🕗 Horário: Das 8h às 17h
🏠 Quantidade: até 2 mudas por endereço por mês
📄 Documentos necessários:
• Comprovante de residência de Rio Preto (no nome de quem fará a retirada)
• Documento pessoal
📍 Endereço:
Av. Sabino Cardoso Filho, 2850 – Jardim Estrela