Diário da Região
PROTEÇÃO

Vítimas de violência doméstica recebem celular em Rio Preto

A ação foi possível por meio de programa da Receita Federal do Brasil (RFB), que destina mercadorias apreendidas às instituições que atuam na proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade

por Da Redação
Publicado há 2 horasAtualizado há 2 horas
Mulher assina termo de recebimento do celular (Ivan Feitosa / Prefeitura de Rio Preto)
Galeria
Mulher assina termo de recebimento do celular (Ivan Feitosa / Prefeitura de Rio Preto)
Ouvir matéria

Cerca de 60 mulheres vítimas de violência doméstica e familiar receberam nesta quinta-feira, 19, telefones celulares por meio do programa Receita por Elas, mantido pela Receita Federal do Brasil (RFB), que destina mercadorias apreendidas às instituições que atuam na proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade. No total, a Secretaria da Mulher recebeu 200 aparelhos celulares.

As mulheres que receberam o aparelho são atendidas pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), mantido pela Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de Rio Preto.

A secretária da Mulher, PcD e Igualdade Racial, Rosicler Quartieri, ressalta a importância de as mulheres estarem munidas com aparelhos celulares. “Muitas vezes, essa mulher foi vítima de violência patrimonial e nem sequer possui mais celular, então, essa doação é extremamente importante, principalmente em uma situação de emergência, para que ela possa acionar os serviços de emergência, como a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar.”

Em sua fala para as mulheres, a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e coordenadora do Núcleo DDM e Delegacia do Idoso, Margarete Franco, observou que o celular é ferramenta essencial para produção de provas, caso haja uma situação de violência, seja por áudio, foto ou vídeo. “Além de um meio tecnológico, é uma ferramenta eficaz na defesa e segurança da mulher, já que as provas registradas podem instruir o inquérito policial para devida punição do agressor.”

Informações: Prefeitura de Rio Preto / Comunicação Social