SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 07 DE AGOSTO DE 2022
INFLUENZA

Vírus da gripe causa 15 mortes neste ano em Rio Preto

As causas principais são uma nova variante da doença, a H3N2, que provocou surto no mundo todo, e também a queda na taxa de cobertura vacinal

Núcleo Digital
Publicado em 01/07/2022 às 15:18Atualizado em 01/07/2022 às 15:18
Postos de saúde ainda têm doses da vacina contra gripe (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Postos de saúde ainda têm doses da vacina contra gripe (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Rio Preto chegou a 15 mortes por Influenza neste ano, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. O número de óbitos já é quase quatro vezes maior do que em todo o ano passado – quando foram quatro óbitos. As causas principais são uma nova variante da doença, a H3N2, que provocou surto no mundo todo, e também a queda na taxa de cobertura vacinal.

Desde o dia 22 de junho, a vacina contra a gripe está disponível a toda a população - antes, a imunização na rede pública era destinada apenas ao público-alvo, que incluía idosos, crianças, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, entre outros. A única contraindicação à vacina é a pessoas que tiveram reação grave na última aplicação. Pacientes com alergia grave a ovo devem comunicar com antecedência a equipe médica e serem supervisionados por 30 minutos após a imunização.

Neste ano, cinco mulheres e dez homens morreram em decorrência do vírus Influenza. Sete pessoas foram vítimas do subtipo H3N2, sete do A não subtipado ou não subtipável e uma do subtipo B.

Um total de 93 pessoas foi infectada pelo vírus, sendo 41 idosos, 24 crianças de 0 a 9 anos, oito crianças e adolescentes de 10 a 19 anos e 20 adultos. Quarenta e nove casos resultaram em síndrome respiratória aguda grave (SRAG), segundo dados da Saúde.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por