Diário da Região
PREVISÃO

Virada no tempo traz chuva forte a Rio Preto após semana de calor intenso

O Corpo de Bombeiros registrou quedas de algumas árvores na região sul, mas não houve nenhum incidente

por Tatiana Pires
Publicado há 5 horasAtualizado há 1 hora
Chuva provoca queda de árvore na rua Antônio de Godoy, no bairro Nova Redentora (Gulherme Baffi)
Galeria
Chuva provoca queda de árvore na rua Antônio de Godoy, no bairro Nova Redentora (Gulherme Baffi)
Ouvir matéria

Após uma semana marcada por temperaturas elevadas, Rio Preto registrou uma mudança brusca no tempo neste sábado, 27. A virada climática veio acompanhada de chuva forte em alguns pontos da cidade, com registros de pancadas intensas em curto intervalo de tempo. O Corpo de Bombeiros registrou quedas de algumas árvores na região sul, mas não houve nenhum incidente.

Segundo o boletim meteorológico do Departamento de Proteção e Defesa Civil e do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) do Estado de São Paulo, o domingo, 28, será típico de verão, com sol entre nuvens, calor intenso e sensação de abafamento em todo o Estado. Há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite, com possibilidade de raios, ventos fortes e granizo isolado, mas sem grandes acumulados. As temperaturas podem chegar a 40 °C no interior.

Na segunda-feira, 29, o sol aparece entre muitas nuvens, mantendo o calor e o tempo abafado. Pancadas de chuva com raios, rajadas de vento e eventual granizo podem ocorrer, especialmente em áreas próximas ao Paraná e no leste paulista, exigindo atenção em regiões vulneráveis.

Já na terça-feira, 30, a combinação de calor, umidade da Amazônia e a aproximação de uma frente fria aumenta o risco de chuvas fortes e temporais isolados em boa parte do Estado. Os modelos indicam possibilidade de acumulados mais significativos, o que eleva o risco de transtornos, principalmente em áreas mais sensíveis.

Natal Atípico

O avanço das instabilidades ocorre após um período de calor acima da média para o mês de dezembro. Durante a semana do Natal, os termômetros em Rio Preto atingiram níveis considerados elevados para a época, resultado de uma massa de ar quente que atuou sobre a região.

Os termômetros da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) marcaram 36,2 graus neste Natal, quinta, 25, em Rio Preto. É a maior temperatura registrada para o dia de Natal nos últimos nove anos. Em 2016, a cidade atingiu 36,8 graus. No ano passado, Rio Preto registrou a menor temperatura do período natalino, com máxima de 29,7 graus.

O tempo quente vai aumentar em todo o Estado, considerando o que mostra o mapa do Instituto Nacional de Meteorologia: uma onda de calor cobre todo o território paulista e vizinhanças. Entre os dias 23 e 29 de dezembro, a temperatura pode ficar até 5ºC acima da média.

Com esses índices, Rio Preto se destaca atualmente como a cidade mais quente do estado de São Paulo entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, segundo especialistas que acompanham os dados climáticos.

Embora a definição clássica de onda de calor considere temperaturas pelo menos 5 °C acima da média por cinco dias consecutivos, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) adota um critério mais amplo. Para o órgão, elevações significativas em relação à média mensal já são suficientes para caracterizar o fenômeno. Por esse parâmetro, Rio Preto enfrentou, tecnicamente, um episódio de onda de calor nos últimos dias.

Gabinete de Crise

O Governo de São Paulo irá mobilizar, a partir de segunda-feira (29), um gabinete de crise para coordenar ações de prevenção e resposta diante da previsão de chuvas fortes durante o feriado de Ano Novo. A medida foi anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas nesta sexta-feira, 26, após reunião com prefeitos de 284 municípios e representantes de órgãos estaduais e concessionárias.

Segundo a Defesa Civil, as chuvas devem ocorrer dentro da normalidade no sábado, 27 e domingo, 28, mas entre segunda-feira, 29 e terça-feira, 30, há risco de temporais, com acumulados de 20 a 50 milímetros por dia, ventos fortes, trovoadas e possibilidade de granizo, principalmente nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Itapeva e Registro. Para quarta-feira, 31, a previsão é de calor intenso e pancadas de chuva típicas do verão.