Diário da Região
CLIMA

Últimos dias de inverno devem ser marcados por onda de calor na região de Rio Preto

Em Rio Preto, temperatura máxima deve chegar a 37 graus, segundo o Climatempo

por Redação
Publicado há 4 horasAtualizado há 1 hora
Exibindo 0 de 0
Calor em Rio Preto (Imagem ilustrativa)
Calor em Rio Preto (Imagem ilustrativa)
Mapa mostra locais onde o calor será mais intenso (Reprodução)
Mapa mostra locais onde o calor será mais intenso (Reprodução)
Ouvir matéria

As temperaturas vão subir nos próximos dias e a expectativa é que o Brasil enfrente uma nova onda de calor nos últimos dias do inverno deste ano. De acordo com o Climatempo, o fenômeno deve iniciar nesta quinta-feira, 18, e seguir até a próxima segunda-feira, dia 22, quando começa a primavera no País.

Segundo a previsão, a região de Rio Preto de ser uma das que mais vão sofrer com as altas temperaturas. Mapa elaborado pela empresa aponta que as temperaturas devem ficar pelo menos 5°C acima da média normal para setembro.

Devido ao calor intenso é possível que haja a formação de redemoinhos de poeira. Cortinas de poeira também poderão ser levantadas pelo vento antes da ocorrência de pancadas de chuva.

Em Rio Preto, nesta quinta, 18, a previsão aponta temperatura máxima em 33°C. Na sexta, 19, e no sábado, 20, chega a 37°C. No domingo, 21, fica em 36°C. O calor deve dar um trégua a partir de segunda-feira, 22, quando estão previstas pancadas de chuvas, com mínima de 21°C e máxima de 27°C.

Aquecimento

Segundo a empresa de meteorologia, desde o início deste mês, diversas áreas brasileiras já vivenciaram um grande aquecimento.

"Temperaturas acima dos 40°C voltam ser registradas em vários locais do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do Brasil. É possível ainda que novos recordes de calor para este ano sejam estabelecidos em capitais como Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Palmas", disse o Climatempo.

"Na região Sudeste, o calor pode se aproximar da marca dos 40°C em áreas do centro-oeste e norte dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais", estima o Climatempo. O norte do Paraná também deve ser atingido por essa onda de calor.

Para as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte não está descartada a possibilidade de se aproximarem de seus recordes de calor atuais para o ano.

(Com Agência Estado)