Diário da Região
UNIVERSIDADE PÚBLICA

UFSCar publica edital de redistribuição de docentes para Rio Preto

Vinte vagas estão disponíveis e poderão ser ocupadas por meio de redistribuição de profissionais habilitados para atender aos primeiros anos dos Bacharelados Interdisciplinares em Artes, Ciências e Humanidades e Ciência, Tecnologia e Inovação

por Da Redação
Publicado há 12 horasAtualizado há 12 horas
Entrada do campus de São Carlos da Ufscar (Divulgação/Ufscar)
Galeria
Entrada do campus de São Carlos da Ufscar (Divulgação/Ufscar)
Ouvir matéria

Nesta sexta-feira, 31 de outubro, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) publicou uma chamada pública para apresentação de propostas de redistribuição voltada para professores de instituições federais de ensino superior, que sejam oriundos da carreira de Magistério Superior Federal e queiram atuar no novo campus da UFSCar, em São José do Rio Preto. Vinte vagas estão disponíveis e poderão ser ocupadas por meio de redistribuição de profissionais habilitados para atender aos primeiros anos dos Bacharelados Interdisciplinares em Artes, Ciências e Humanidades e Ciência, Tecnologia e Inovação.

O edital, disponível no site da ProGPe, determina que os candidatos devem apresentar um projeto acadêmico, um memorial descritivo e o currículo lattes. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site da Pró-Reitoria. A divulgação do resultado final está prevista para 15 de dezembro de 2025.

A seleção de docentes interessados em eventual redistribuição é mais uma das ações que estão sendo coordenadas pelo Grupo de Trabalho São José do Rio Preto (GT-SJRP). "O edital vai viabilizar o recrutamento de força de trabalho docente para atuar nos primeiros anos dos três bacharelados interdisciplinares que iniciarão as atividades do novo campus", explica Danilo Giroldo, Assessor Especial de Consolidação e Expansão Universitária da UFSCar e coordenador do GT SJRP.

O grupo responsável pela implantação do Campus São José do Rio Preto trabalha também em outras frentes para garantir o início das aulas, no período noturno, em 9 de março de 2026. Ao longo dos últimos meses a equipe tem trabalhado na aquisição de equipamentos e adequação do espaço do Instituto Federal de São Paulo, Campus São José do Rio Preto, que receberá as primeiras turmas do novo campus. Giroldo explica que outras ações ainda serão executadas: "estamos prevendo também um concurso público para Técnicos Administrativos em Educação a ser lançado ainda em 2025 e outro para docentes durante o ano de de 2026".

Fonte: Barbara Khalil / UFSCar