SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 16 DE AGOSTO DE 2022
TRÂNSITO

Radar no Calçadão de Rio Preto passa por teste

O equipamento foi aprovado e a Secretaria de Trânsito deve iniciar a operação da lombada eletrônica a partir do dia 1º de março

Rodrigo Lima
Publicado em 17/02/2022 às 20:24Atualizado em 18/02/2022 às 08:57
Veículo do Ipem durante os testes na manhã desta quinta-feira, 17: equipamento passa a multar a partir de 1º de março (Rodrigo Lima 17/2/2022)

Veículo do Ipem durante os testes na manhã desta quinta-feira, 17: equipamento passa a multar a partir de 1º de março (Rodrigo Lima 17/2/2022)

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) testou nesta quinta-feira, 17, o radar instalado na rua Bernardino de Campos, ao lado da Catedral, no Calçadão de Rio Preto. O equipamento foi aprovado e a Secretaria de Trânsito deve iniciar a operação da lombada eletrônica a partir do dia 1º de março.

Serão multados os motoristas que passarem pelo local acima da velocidade máxima permitida, que é de 20 km/h, já que o local tem intenso movimento de pedestres. Para fazer o teste, a fiscalização do Ipem passou pelo local dez vezes para avaliar a medição realizada pelo equipamento.

“Estamos aqui para averiguar se o radar está funcionando corretamente. Ou seja, está gerando a informação de velocidade correta comparando a velocidade do nosso carro e aquela que o equipamento registra", afirmou o fiscal do Ipem Rodolfo Carlos Silveira.

Durante o teste, há uma tolerância de erro de cinco quilômetros por hora. “O equipamento pode ter um erro de 5 km/h para mais ou para menos. Isso não vai interferir na medição da velocidade do veículo, porque o equipamento trabalha com diferença de velocidade de até 8 km/h”, afirmou Silveira. “Se a diferença for mais de 5km/h, o radar é reprovado”.

A Guarda Civil Municipal fez o isolamento da rua para evitar que pedestres passassem pelo local durante o teste. Funcionários da Secretaria de Trânsito amarram uma fita zebrada impedindo que as pessoas pudessem acessar o espaço.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por