Radar no Calçadão de Rio Preto passa por teste
O equipamento foi aprovado e a Secretaria de Trânsito deve iniciar a operação da lombada eletrônica a partir do dia 1º de março

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) testou nesta quinta-feira, 17, o radar instalado na rua Bernardino de Campos, ao lado da Catedral, no Calçadão de Rio Preto. O equipamento foi aprovado e a Secretaria de Trânsito deve iniciar a operação da lombada eletrônica a partir do dia 1º de março.
Serão multados os motoristas que passarem pelo local acima da velocidade máxima permitida, que é de 20 km/h, já que o local tem intenso movimento de pedestres. Para fazer o teste, a fiscalização do Ipem passou pelo local dez vezes para avaliar a medição realizada pelo equipamento.
“Estamos aqui para averiguar se o radar está funcionando corretamente. Ou seja, está gerando a informação de velocidade correta comparando a velocidade do nosso carro e aquela que o equipamento registra", afirmou o fiscal do Ipem Rodolfo Carlos Silveira.
Durante o teste, há uma tolerância de erro de cinco quilômetros por hora. “O equipamento pode ter um erro de 5 km/h para mais ou para menos. Isso não vai interferir na medição da velocidade do veículo, porque o equipamento trabalha com diferença de velocidade de até 8 km/h”, afirmou Silveira. “Se a diferença for mais de 5km/h, o radar é reprovado”.
A Guarda Civil Municipal fez o isolamento da rua para evitar que pedestres passassem pelo local durante o teste. Funcionários da Secretaria de Trânsito amarram uma fita zebrada impedindo que as pessoas pudessem acessar o espaço.