Diário da Região
CIÊNCIA

Testada em Rio Preto, vacina do Butantan que protege contra a dengue é aprovada pela Anvisa

A expectativa é que o produto seja incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) para uso inicial em pessoas de 12 a 59 anos

por Redação
Publicado há 2 horasAtualizado há 2 horas
Laboratório do Butantan (Divulgação)
Galeria
Laboratório do Butantan (Divulgação)
Ouvir matéria

A vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan, e testada em Rio Preto, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esse é o primeiro imunizante no mundo em dose única. A expectativa é que o produto seja incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) para uso inicial em pessoas de 12 a 59 anos.

Além da aprovação para o público de 12 a 59 anos, a Anvisa já autorizou a avaliação da vacina em pessoas de 60 a 79 anos, e novos dados serão coletados para análise do uso em crianças de 2 a 11 anos.

O medicamento, que pode acabar com as epidemias da doença, foi testado em 1,1 mil pessoas em Rio Preto, por meio de parceria com a Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp).

A Butantan-DV é uma vacina em dose única e tetravalente, com capacidade de proteção contra os quatro tipos de dengue, incluindo o tipo 3, considerado o principal responsável pela epidemia de dengue de 2025.

Atualmente, outra vacina contra dengue, a Qdenga, está disponível na rede pública, com público-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.