SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2022
SEMANA 'CONGELANTE'

Termômetros em Rio Preto devem marcar 5ºC na próxima semana

Região de Rio Preto pode ter temperaturas abaixo de 10°C e geada na semana que vem. Dia mais frio do ano deve ser registrado na quarta-feira, dia 18, com termômetro podendo chegar aos 5°C

Rone Carvalho
Publicado em 13/05/2022 às 23:18Atualizado em 14/05/2022 às 09:18
Rio-pretense terá que voltar a tirar o casaco do guarda-roupa (Guilherme Baffi/Arquivo)

Rio-pretense terá que voltar a tirar o casaco do guarda-roupa (Guilherme Baffi/Arquivo)

A chegada de uma intensa frente fria pela região de Rio Preto deve provocar uma queda brusca na temperatura no início da próxima semana. A previsão dos meteorologistas é a que a menor temperatura seja registrada na quarta-feira, dia 18, quando os termômetros devem marcar 5°C, nas primeiras horas da manhã.

Em algumas regiões do Noroeste Paulista, existe chance de geada – camada de cristais de gelo sobre plantas – e a sensação térmica pode ser próxima de 0°C. O frio só deve perder força no próximo final de semana.

Segundo a meteorologista do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp de Bauru, Rita Cerqueira, diferentemente das outras duas frentes frias que passaram pela região de Rio Preto neste ano, a desta semana deve ser a mais intensa do ano, pois deve durar mais dias. “A temperatura já deve começar a cair na terça-feira no Estado de São Paulo, mas a expectativa é que o dia mais frio seja na quarta-feira”.

Ela explica que maio costuma ser um mês de transição climática, ou seja, quando as temperaturas vão ficando próximas das registradas no inverno. “Agora começa a entrada das massas de ar polar. Já tivemos outras neste ano, mas essa deve ser mais intensa, pois existe risco até de geada em pontos mais altos”, afirmou.

No entanto, antes do frio, deve vir a chuva. Neste sábado, dia 14, a temperatura deve oscilar entre 17°C e 31°C ao decorrer do dia, com possibilidade de 90% de chuva no período da tarde. A chuva deve continuar no domingo, 15, com a temperatura já caindo e a máxima não passando de 24°C. “Normalmente, vem a chuva primeiro, depois a massa de ar polar que derruba a temperatura”, explicou Rita.

Além de Rio Preto, a massa polar deve gelar grande parte do Brasil, com temperaturas abaixo do que normalmente são registradas no mês de maio. No sul do Brasil, existem chances de neve e até “chuva congelante” – quando as pessoas veem gotas caindo, mas não se molham, pois elas estão congeladas.

Rio Preto

A Secretaria de Assistência Social de Rio Preto, por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP, em parceria com o Albergue Noturno, a Casa do Cireneu Irmã Tereza na Providência de Deus e a Comunidade Só Por Hoje, diz ter intensificado o trabalho de sensibilização das equipes de abordagem social para encaminhamento das pessoas em situação de rua aos acolhimentos ampliados provisoriamente.

De acordo com a prefeitura, atualmente, o município conta com 167 vagas para acolhimento, sendo 100 pela Casa do Cireneu e 67 pelo Albergue Noturno. “Nosso maior desafio realmente é sensibilizá-los para a saída das ruas, e existe uma preocupação muito grande principalmente com os idosos que são mais vulneráveis. Por isso, precisamos realizar a abordagem com muito cuidado e sensibilidade no diálogo, especialmente durante essas frentes frias”, disse a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni.

Para acolhimento no Albergue Noturno, o público interessado deve se dirigir à rua Independência, 2.611, Centro de Rio Preto, onde são disponibilizados jantar e café da manhã em casos de pernoites.

Doação de agasalhos

Prefeitura e Unimed estão com ações para arrecadar agasalhos

Com a chegada do frio na região de Rio Preto, começam as campanhas para arrecadação de agasalhos para pessoas carentes. Uma delas é encabeçada pelo Fundo Social de Solidariedade, da Prefeitura de Rio Preto, enquanto a outra é movida pela Unimed.

A campanha da Prefeitura começou no dia 2 de maio e segue até o dia 29 de julho. Para participar, basta levar a doação nos pontos de arrecadação, devidamente embalada e já separada em masculino, feminino e infantil.

“Aceitamos roupas, sapatos, cobertores e edredons, novos ou usados, porém tudo em bom estado e que esteja limpo. Não serão distribuídas caixas de papelão para arrecadação, é preciso mais este esforço dos doadores, de levarem até um posto de arrecadação. A entrega das peças será feita de forma imediata para as entidades e associações que atendem a população”, explicou a coordenadora da campanha, Luciana Berton.

A Campanha do Agasalho da Unimed Rio Preto começou no dia 9 de maio e segue até 18 de junho. Segundo a cooperativa médica, todo material arrecadado será revertido para instituições filantrópicas de Rio Preto e cidades da região. Para participar, basta levar as doações até um dos pontos de coleta.

CLIMA

Sábado, 14: 17° a 31º, com possibilidade de chuva de 90%

Domingo, 15: 18° a 24°, com possibilidade de chuva de 90%

15° a 23°, sem chuva

Terça-feira, 17: 9° a 21°, sem chuva

Quarta-feira, 18: 5° a 18°, sem chuva

Quinta-feira, 19: 5° a 19°, sem chuva

8° a 23°, sem chuva

 Fonte: Climatempo

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por