Homem é morto pelo Baep em troca de tiros no João Paulo 2º, em Rio Preto
O rapaz que estava armado teria tentado roubar um jovem de 18 anos no bairro

Um homem morreu ao ser baleado por policiais do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) após tentar roubar um morador no João Paulo 2º. O caso ocorreu na noite desta quinta-feira, 3.
Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 21h, durante patrulhamento da PM na rua Projetada 3, os agentes foram abordados por um rapaz de 18 anos que, pedindo ajuda, informou que um homem havia acabado de tentar roubá-lo, usando uma touca na cabeça e portando uma arma de fogo.
À polícia, o jovem disse que estava caminhando em uma calçada no bairro quando foi surpreendido pelo suspeito, que saiu de dentro de um matagal, portando uma arma de fogo e exigindo seu celular. Assustado, o jovem saiu correndo.
Com base nas informações e nas características do suspeito, os PMs notificaram o sistema e equipes do Baep, que iniciaram rondas e buscas nas proximidades do local dos fatos.
Durante as buscas, os policiais viram um rapaz atrás de uma pilha de tijolos, que passou a atirar contra a equipe, iniciando uma troca de tiros. Os PMs atiraram 10 vezes contra o suspeito, que foi atingido.
Uma ambulância da Unidade de Suporte Avançado (USA) esteve no local e constatou a morte do rapaz.
A perícia técnica foi acionada e as armas dos três policiais foram apreendidas, assim como a arma utilizada pelo autor. Também foram apreendidos dois estojos de munição e uma balaclava (touca) preta, usada pelo suspeito.
O corpo do rapaz, sem identificação, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame necroscópico.
Os PMs envolvidos compareceram à Central de Flagrantes para relatar o ocorrido.
O caso foi registrado como homicídio decorrente de intervenção policial e tentativa de roubo, sendo encaminhado ao 3º Distrito Policial.
Em nota, o Comando de Policiamento do Interior (CPI-5) afirmou que o rapaz "instantes antes do confronto com a equipe do Baep, foi autor de tentativa de roubo pelo mesmo bairro, inclusive efetuando disparos de arma de fogo contra a vítima, que fugiu e felizmente não foi atingida".
Segundo o comando, foi instaurado portaria de inquérito policial militar para apuração dos fatos.
*Estagiário sob supervisão de Luna Kfouri