Surto de virose em escola de Macaubal atinge crianças e professores
Oitenta e três pessoas, entre crianças, professores e funcionários, tiveram mal-estar; a água da Escola Prof. Octávio Dezan Sobrinho foi testada e nenhuma irregularidade foi encontrada

Um surto de virose atingiu uma escola de ensino infantil da cidade de Macaubal, região de Rio Preto, nesta terça-feira, 10.
A Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Prof. Octávio Dezan Sobrinho teve 57 crianças apresentando mal-estar e 26 adultos, entre professores e outros funcionários da escola, de acordo com a última atualização pela Vigilância em Saúde.
Foi realizada uma coleta da água da escola nesta quinta, 12, que não apontou nenhum tipo de contaminação. Uma segunda coleta foi realizada para nova análise para determinar se a causa do surto foi viral, bacteriana ou por contaminação hídrica/alimentar. A Secretaria de Educação informou que nenhuma outra escola da cidade apresentou o mesmo problema.
Diante do surto, as aulas dos dias 12 e 13 de fevereiro foram suspensas e só serão retomadas dia 19, após o feriado do carnaval. “Os dois dias de aula serão repostos em momento oportuno, garantindo o atendimento obrigatório do calendário escolar.” disse o responsável pela Secretaria.
Uma mãe de uma aluna que preferiu não se identificar contou que na última terça-feira, já de noite, sua filha começou a se queixar de dor de barriga e acabou piorando durante a madrugada. Preocupada, a mãe levou a criança no hospital da cidade onde encontrou mais quatro alunos da mesma escola com o mesmo problema. Em um grupo de mães da cidade no WhatsApp, várias mulheres relataram sintomas semelhantes em crianças que frequentam a Escola Municipal Octávio Dezan Sobrinho.
Ainda de acordo com essa mãe, demorou para que a escola se pronunciasse sobre esse surto. Apenas no dia seguinte, quarta-feira, por volta das 11 da manhã, comunicaram os pais e responsáveis que o carnaval que aconteceria na quinta-feira, 12, foi cancelado devido ao surto. “Demorou pra comunicarem. Em momento nenhum falaram ‘olha, na terça algumas crianças passaram mal, prestem atenção às suas crianças, talvez seja uma virose’. Não deram uma satisfação no dia."
A Secretaria de Educação de Macaubal disse que as famílias foram comunicadas logo após as primeiras ocorrências e orientadas sobre como agir em caso de aparecimento de sintomas. “Após 24 horas do surgimento dos primeiros casos, foi emitido um comunicado para as famílias informando que as aulas seriam suspensas na quinta e sexta feira para garantir a integridade dos alunos e dos servidores que atuam na Unidade Escolar em questão.”
A Vigilância em Saúde tem atuado em três frentes:
• Análise Ambiental: Coleta de amostras da água e dos alimentos servidos (merenda);
• Análise Clínica: Coleta de amostras biológicas (fezes) dos alunos/servidores atingidos;
• Bloqueio: Suspensão das aulas para evitar novos contágios.
A Secretaria afirmou que a Unidade Escolar passou por limpeza completa na quinta-feira e no domingo, haverá serviço de sanitização em todas as Unidades da Rede Municipal de Ensino e, também, na Cozinha Piloto para "mitigar qualquer possibilidade de transmissão em qualquer um destes locais, garantindo um retorno seguro das aulas pós feriado de carnaval."