Diário da Região
CLIMA

Região de Rio Preto registra a menor temperatura para outubro em oito anos

Registros da Cetesb de Catanduva mostram que a temperatura chegou a 12,6 graus nesta segunda; a manhã mais fria do mês de outubro foi em 2016

por Redação
Publicado há 3 horasAtualizado há 3 horas
Frio em Rio Preto (Edvaldo Santos 28/6/2024)
Galeria
Frio em Rio Preto (Edvaldo Santos 28/6/2024)
Ouvir matéria

Na manhã desta segunda-feira, 20, a região de Rio Preto registrou a menor temperatura para o mês de outubro desde 2016. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) marcou 12,6 graus na estação de Catanduva - a de Rio Preto não está em funcionamento.

Segundo dados da Cetesb, a última vez que o mês de outubro registrou uma manhã mais fria foi em 2016, quando o termômetro marcou 12,4 graus.

O Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) marcou temperaturas ainda mais baixas. Em Mirassol, o registro foi 11,7 graus.

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o registro é resultado da passagem de uma frente fria acompanhada por ventos e massa de ar polar.

Previsão

Para os próximos dias, a temperatura deve subir. A mínima para esta terça, 21, é de 14 graus; na quarta, sobe para 15; na quinta, vai para 16.

Capital

Também nesta segunda, a cidade de São Paulo registrou a temperatura mínima de 11,2 graus, a mais baixa para outubro desde 2014, quando termômetros marcaram 10,7ºC.

Para minimizar problemas, a Defesa Civil promove acolhimento da população e mobilização de pessoas em estado de vulnerabilidade social. Entre as ações emergenciais está a ativação do Abrigo Solidário, uma iniciativa do governo do estado que oferece acolhimento temporário à população em situação de rua.

Também foram emitidos alertas de frio intenso e orientações para a população. As pessoas devem evitar:

  • exposição prolongada ao frio, principalmente durante a madrugada e início do dia;

  • uso de brasas e fogareiros em ambientes fechados, para prevenir o risco de intoxicação;

  • e redobrar a atenção com crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.