Sob protestos, Milton Ribeiro inaugura Instituto Federal em Rio Preto
Cerimônia de inauguração foi realizada na manhã deste sábado, 28, com participação de Edinho Araújo e protesto de estudantes contra o governo federal

O ministro da educação, Milton Ribeiro, inaugurou, na manhã deste sábado, 28, ao lado do prefeito Edinho Araújo, o Instituto Federal de Rio Preto, obra que custou aproximadamente 10 milhões de recursos públicos. O IF de Rio Preto é a primeira instituição de ensino federal da cidade.
Do lado de fora do evento, que foi restrito para aproximadamente 50 convidados, um grupo formado por estudantes protestou através de cartazes e frases contra a atuação do governo federal na pandemia do coronavírus e de cortes na educação.
A inauguração do Instituto Federal de Rio Preto estava marcada para 2020, porém, com a pandemia, o prazo foi estendido. “Estou nessa inauguração em nome do presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, ele pediu para que eu incentivasse os cursos profissionalizantes”, disse Milton Ribeiro.
O ministro elogiou as instalações do campus, os funcionários e falou sobre o protagonismo dos professores. “No nosso governo valorizamos a base, o alicerce, estamos investindo muito na educação básica e também na educação tecnológica e científica. Por isso, no nosso governo, vamos valorizar ainda mais os professores, eles serão os protagonistas no pós-pandemia”.
Apesar da inauguração, o Instituto Federal de Rio Preto ainda não oferecerá cursos de graduação e de ensino médio concomitante ao técnico. Segundo o diretor do IF de Rio Preto, Marcos Amorielle, a Lei Complementar 173 impede a contratação de professores para atuarem no campus rio-pretense.
“Ainda não temos uma data para ofertar os cursos de graduação presencial, aguardamos a autorização. Mas já vamos oferecer cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade de Educação a Distância (EaD). Nós temos um eixo tecnológico, que é de produção cultural e designer. Contudo, em setembro, pretendemos fazer mais uma audiência pública para ampliar os eixos de atuação do instituto”, explicou Marcos.
A ideia é que o IF de Rio Preto ofereça ensino médio, cursos de produção cultural e designer e também passe a ofertar nos próximos anos cursos na área de tecnologia e saúde. “É uma honra estar ao lado do ministro da educação inaugurando um equipamento como este, que irá trazer mais desenvolvimento para Rio Preto e toda a região. Temos certeza que em breve, esse local estará cheio de jovens e adultos que irão se desenvolver nas mais diferentes áreas do conhecimento”, disse o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo.
O IF de Rio Preto conta com 18 salas de aula, laboratório de biologia, refeitório, auditório e laboratórios de informática. Ainda não existe previsão de quando ele abrirá para o público em geral.
A instalação do campus do IFSP em Rio Preto foi anunciada em abril de 2017, pelo então ministro da Educação, Mendonça Filho, em visita à cidade. Em setembro daquele ano, ele assinou a portaria que autorizou a implantação do campus. A Prefeitura cedeu o prédio do antigo Cefam por 30 anos ao IFSP e o Ministério da Educação fez a reforma.