Diário da Região
SAÚDE

Simpósio debate câncer de cabeça e pescoço em Rio Preto

O câncer de cabeça e pescoço é que o leva aos consultórios médicos pacientes com tumores mais agressivos, pois, quando estes descobrem, a doença já está em estágio avançado

por Núcleo Digital
Publicado há 10 horasAtualizado há 7 horas
Câncer de cabeça e pescoço é tema de simpósio em Rio Preto (Divulgação)
Câncer de cabeça e pescoço é tema de simpósio em Rio Preto (Divulgação)
Ouvir matéria

A Funfarme e Famerp realizam nesta sexta-feira, 11, o 1º Simpósio Julho Verde de Câncer de Cabeça e Pescoço, reunindo mais de 150 participantes, entre profissionais de saúde, alunos e residentes de medicina. O câncer de cabeça e pescoço é que o leva aos consultórios médicos pacientes com tumores mais agressivos, pois, quando estes descobrem, a doença já está em estágio avançado.

Segundo a médica geneticista da Famerp/Funfarme Eny Goloni Bertollo, o evento será a oportunidade para os profissionais aprimorarem o cuidado e relacionamento com os pacientes atendidos pelo Hospital de Base e Hospital da Criança e Maternidade e conhecerem as pesquisas desenvolvidas sobre a doença pela Famerp.

Pacientes terão protagonismo. Durante o Simpósio, haverá a apresentação do Coral Revocalizar, formado por 12 pacientes do Hospital de Base que cantam usando o eletrolaringe, aparelho encostando ao pescoço para permitir a emissão de som e comunicação.

Além do Simpósio, a Famerp e Funfarme realizam várias ações para evidenciar o Julho Verde e conscientizar a sociedade sobre a prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

No dia 22 de julho, Eny e equipe da Famerp/Funfarme ocupam a tribuna da Câmara Municipal de Rio Preto para falar sobre o Julho Verde, a doença e como se prevenir, com transmissão da TV Câmara.

No mesmo dia, cerca de 40 alunos pós-graduandos e graduandos da Famerp e médicos residentes do Hospital de Base irão distribuir panfletos no Mercado Municipal e no Poupatempo de Rio Preto.

Além destas atividades, a fachada do Hospital de Base estará iluminada no tom verde e a Fundação e faculdade divulgam a campanha em suas redes sociais e canais digitais.