Diário da Região
EDUCAÇÃO

Sesi Rio Preto tem vagas abertas para a Educação de Jovens e Adultos

Os interessados podem se matricular até esta quinta, 31, para ingresso na turma que se iniciará em 4 de agosto

por da Redação
Publicado em 29/07/2025 às 21:11Atualizado há 17 horas
Fachada do Sesi Rio Preto (Sesi Rio Preto/Divulgação)
Fachada do Sesi Rio Preto (Sesi Rio Preto/Divulgação)
Ouvir matéria

O Sesi está com inscrições abertas para 170 vagas gratuitas para a Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) e EJA Profissionalizante, presentes em 36 escolas da instituição no estado de São Paulo. Os interessados podem se matricular exclusivamente no site do Sesi (www.sesisp.org.br), até esta quinta, 31, para ingresso na turma que se iniciará em 4 de agosto.

A Nova EJA abrange o Ensino Fundamental anos finais (do 6° ao 9° ano) e o Ensino Médio (do 1° ao 3º ano), enquanto a EJA Profissionalizante, em parceria com o Senai, oferece certificação profissional em um dos cursos disponíveis no programa: Almoxarife, Assistente de RH, Assistente de controle de qualidade, Controlador e programador de produção, Costureiro sob medida, Desenhista de moda, Inspetor de Qualidade e Operador de computador.

"A Nova EJA é para todas as pessoas que buscam na educação novos conhecimentos e mudanças em suas vidas. Além disso, o estudante que também se interessar em fazer um dos cursos profissionais oferecidos pelo Senai conseguirá realizar a Educação Básica e a Profissionalizante ao mesmo tempo. E, para atender esses propósitos, nós contamos com um grupo de especialistas sérios e dedicados", afirma a gerente regional do Sesi Rio Preto, Silvia Helena Marchi.

Outro diferencial da Nova EJA e EJA Profissionalizante é o Reconhecimento de Saberes, que identifica e aproveita os conhecimentos formais e informais dos estudantes, permitindo a redução do tempo necessário para a conclusão do curso.

O tempo de conclusão nos dois programas é de até 12 meses, variando de acordo com o estágio de cada aluno. Em ambos, 80% dos estudos serão a distância, proporcionando flexibilidade aos alunos, enquanto os restantes 20% ocorrerão em encontros presenciais. A idade mínima para ingresso no ensino fundamental anos finais é de 15 anos. Já para o ensino médio é de 18 anos de idade.