SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 22 DE OUTUBRO DE 2021
PANDEMIA

Saúde confirma 107 casos e 4 mortes pelo coronavírus em Rio Preto

A média móvel de casos está em 31 por dia, a de internações e mortes em um

Millena Grigoleti
Publicado em 13/10/2021 às 20:58Atualizado em 14/10/2021 às 08:30
 (Imagem de Tumisu por Pixabay)

(Imagem de Tumisu por Pixabay)

A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou nesta quarta-feira, 13, mais 107 casos de Covid-19 e quatro mortes por causa da doença. O boletim foi divulgado nesta quarta-feira depois de quatro dias sem atualizações sobre os números da pandemia, por causa do final de semana e feriado.

Desde o início da pandemia, 97.656 moradores de Rio Preto tiveram Covid-19 confirmada e 2.798 morreram em recorrência da infecção. Houve 10.471 pacientes que precisaram ser hospitalizados em algum momento. De acordo com o último boletim, havia na quarta-feira 104 pessoas hospitalizadas com síndrome respiratória aguda grave (SRAG), sendo que 33 tinham Covid-19 confirmada, estando 12 em enfermaria e 21 em UTI. A média móvel de casos está em 31 por dia, a de internações e mortes em um por dia.

A letalidade geral é de 2,8% entre os contaminados pelo coronavírus. Como o Diário mostrou, quando se analisa apenas os completamente vacinados contra a doença, essa taxa cai para 0,1%.

É à vacinação que a Saúde atribui a queda no número de internações e mortes. O secretário de Saúde, Aldenis Borim, disse ao Diário na última semana que não acredita em um aumento expressivo do número de casos, em uma nova onda de infecções por coronavírus. “Eu acho que a piora seria em duas situações: a primeira se vier uma cepa nova, que a vacina não consiga dar imunidade. Outro fator é liberar demais, como aconteceu na Inglaterra. Podemos ter momentos maiores ou menores, mas não acredito em ondas pesadas. O pior já passou.”

Região

Na região, a ocupação de enfermaria está em 16,2%, de acordo com a Fundação Seade. 34% dos leitos de UTI Covid estão com pacientes. No Departamento Regional de Saúde (DRS) de Rio Preto, que abrange 102 municípios, a média móvel de casos estava em 70 na segunda-feira, 11. No pico, chegou a 1.423, em junho.

Apesar das expressivas melhoras, os especialistas recomendam manter todos os cuidados como distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos, ventilação de ambientes e a vacinação completa.

Cirurgia

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que o secretário Aldenis Borim submeteu-se a uma cirurgia na sexta-feira, 8, no Hospital de Base, recebeu alta na terça-feira, 12, e recupera-se em casa. Borim está de férias desde a última semana.

De acordo com o que a reportagem apurou, o médico passou por uma cirurgia para remoção de hérnias da parede abdominal e teve um sangramento, por isso precisou de transfusão de sangue e de assistência em UTI, mas agora se recupera em casa.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por