Com baixa procura da vacina contra Covid pelas famílias com crianças com comorbidades, Saúde de Rio Preto busca entidades que trabalham com este público para ampliar o alcance; em média, cidade vacina 75 pequenos por dia, mas a meta era 150
UBS Santo Antônio é um dos locais em que há vacinação de crianças (Divulgação/Ivan Feitosa/Prefeitura)
A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto vai pedir ajuda para entidades para estimular a vacinação das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades. A meta era vacinar 150 por dia, mas a média está em 75, a metade do esperado. Nos três primeiros dias de aplicação, apenas 226 crianças foram imunizadas.
Segundo estimativa da Saúde, há 1,2 mil crianças com comorbidades e deficiência para serem imunizadas com a vacina pediátrica da Pfizer em Rio Preto. Desde segunda-feira, a vacinação acontece em dois postos de saúde, na Vila Elvira e no Santo Antônio, das 8h às 15h, de segunda a sexta.
A gerente de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Michela Dias Barcelos afirma que a baixa adesão não tem acontecido apenas em Rio Preto. “Não é um problema somente de Rio Preto, mas de todo o Estado de São Paulo. Pode haver vários fatores: insegurança dos pais, medo de evento adverso, negacionismo, ou até mesmo falta de disponibilidade. É preciso que os pais e responsáveis se conscientizem da importância da vacina para controle da doença, sobretudo para os que estão no grupo de risco, que têm tendência maior a sofrerem complicações da Covid”, diz a gerente.
Para aumentar a adesão a Saúde entrou em contato com as associações que atendem crianças com deficiência e comorbidades para enfatizar a importância da vacinação. A ideia é pedir para que entrem em contato com as famílias para explicar a importância da imunização, a segurança da vacina e incentivá-las a irem até os postos de vacinação.
Diretora da Associação de Reabilitação à Criança Deficiente (ARCD), Adriane Cirelli concorda com a nova abordagem da Prefeitura, porque tem percebido no dia a dia da entidade a importância de vacinação contra o coronavírus. “Nesta semana, estamos com 33 famílias de crianças assistidas por nós com pelo menos uma pessoa contaminada pelo coronavírus. Por causa disso, elas não vêm para a ARCD. Precisamos vaciná-las para não correr o risco de ficar doentes”, diz a presidente.
Presidente de Apae de Rio Preto, o empresário Valdir Nonato também se coloca à disposição para contactar as famílias das 180 crianças assistidas para aderirem a vacinação. “É o que podemos fazer por enquanto, porque estamos em férias escolares. A Prefeitura pode contar com a gente. Vacinas salvam”, afirma o presidente.
Doses remanescentes
A Saúde abriu cadastro para familiares cadastrarem crianças sem comorbidades para tomarem as doses remanescentes. Em três dias, 977 famílias já fizeram o cadastro e 21 delas foram imunizadas.
Quem está sendo vacinado
Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente
Pai, mãe ou responsável legal deve acompanhar a criança
Caso isso não seja possível, é preciso levar um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido assinado pelo responsável pela criança
O Termo pode ser baixado em https://www.riopreto.sp.gov.br/vacinacovid/
Dias
Horário
Locais
Lista de comorbidades do Ministério da Saúde
Outros grupos
Vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos e adultos continua em todas as outras unidades de saúde
São aplicadas primeira, segunda e terceira doses
Horário: 7h30 às 15h
Números da vacinação em Rio Preto
Doses remanescentes
Pais de crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades podem fazer cadastro para receberem doses remanescentes
O cadastro pode ser preenchido em https://www.riopreto.sp.gov.br/vacinacao/form_tb_pessoa/
É preciso informar nome, CPF, telefone, endereço, e-mail e data de nascimento da criança
A equipe de vacinação entrará em contato caso sobrem doses da vacina no final do dia
Fonte: Secretaria de Saúde, Vacinômetro e reportagem
A campanha municipal de vacinação das crianças contra coronavírus ganhou apoio de pediatras para incentivar os pais a levar os filhos até os postos de vacinação. Durante as consultas e até com vídeos publicados em redes sociais, os médicos combatem fake news e garante a eficácia e segurança dos imunizantes.
Uma das pediatras que têm feito isso é Maria Carmen Carvalho, que usou o Instagram para postar na terça-feira, dia 18, um vídeo de 3 minutos e 51 segundos de duração para esclarecer as pais dúvidas sobre a vacinação. Em 24 horas, a postagem já contava com 14,9 mil visualizações e 209 comentários.
A gerente de imunização, Michela Barcelos Dias, diz que o apoio dos médicos é importante para imunização infantil dos moradores de Rio Preto. “Os pediatras de Rio Preto também estão reforçando a necessidade da vacinação para os pacientes e nos ajudando na divulgação. Quando a vacinação for ampliada para toda a faixa etária, também buscaremos apoio com outras Instituições, principalmente escolas”, diz a gerente. (MAS)
O governo de São Paulo lançou nesta terça-feira, 18, uma campanha para incentivar a vacinação em crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 no Estado.
A peça foi solicitada pela Secretaria de Comunicação do Estado e destaca que a ciência, através de diversos estudos, trabalhou no combate à pandemia e garantiu a vacinação para toda a população, inclusive, a imunização para mais de 4 milhões de crianças.
O vídeo de 30 segundos, que foi produzido pela Agência Z515, será veiculado nos canais de televisão, portais e redes sociais até o dia 31 de janeiro. A ação publicitária mostra a personagem Galinha Pintadinha, do desenho animado, recebendo sua primeira dose da vacina.
A paródia musical é um incentivo para que pais e responsáveis acompanhem o calendário vacinal e levem seus filhos aos postos mais próximo de sua residência para imunização.
São Paulo deu início à vacinação em crianças na última sexta-feira, 14, após a entrega do lote inicial de 234 mil vacinas pediátricas da Pfizer à Secretaria de Estado da Saúde. O indígena de 8 anos Davi Seremramiwe Xavante foi a primeira criança a receber a vacina no Brasil.
Em Rio Preto, para animar as unidades de saúde, a Secretaria tem usado artistas fantasiados de personagens de histórias em quadrinhos e desenhos animados para tranquilizar as crianças no momento da aplicação da dose.
Aumento
Nesta quarta, 19, o governo informou que registrou, nos últimos dois meses, uma forte alta nas internações de crianças e adolescentes em leitos de terapia intensiva em razão da Covid. As estatísticas do Censo Covid mostram aumento de 61,3% no número de pacientes com menos de 18 anos internados nas UTIs, na comparação entre os dias 17 de janeiro de 2022 e 15 de novembro de 2021.
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.0.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.1.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.2.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.3.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.4.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.5.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.6.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.7.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.0.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.1.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.2.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.3.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.4.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.5.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.6.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.7.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}{{/contentId}}{{/input-template}}{{/manual_right}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
teaser template not found{{/image.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
teaser template not found{{/image.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}{{/contentId}}{{/input-template}}{{/auto_left}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}{{/contentId}}{{/input-template}}{{/auto_center}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
teaser template default not found{{/image.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
teaser template default not found{{/image.contentId}}
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossas plataformas.
Ao utilizar nosso site, você aceita os termos de uso e política de privacidade.