SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SÁBADO, 04 DE DEZEMBRO DE 2021
SAÚDE

Mutirão do Diabetes oferece consultas gratuitas em Rio Preto

Objetivo é conscientizar população sobre diabetes

Millena Grigoleti
Publicado em 25/11/2021 às 20:33Atualizado em 26/11/2021 às 12:26
 (Pixabay)

(Pixabay)

Acontece neste sábado, 27, o 1º Mutirão do Diabetes de Rio Preto, organizado pelas faculdades de medicina Faceres e Unilago. A ação será feita no Complexo Swift das 8h às 16h. Das 7h às 12h, senhas de atendimento serão entregues, por ordem de chegada, até o limite de 2 mil pessoas. Todos os pacientes atendidos no mutirão receberão um prontuário médico e as que tiverem indicação para ter acompanhamento médico e realizar tratamento serão encaminhadas aos serviços de Saúde do município.

Quase 20 mil pessoas são acometidas pela doença em Rio Preto, pois fazem tratamento pela rede municipal de Saúde (seja fazendo acompanhamento médico e retirando medicamentos, seja apenas pegando os remédios, pois têm convênio médico).

Marcelo Maciel, coordenador científico do evento, explica que o diabetes é uma doença que aparece quando as taxas de açúcar no sangue ficam muito altas. Além da genética, podem favorecer o desenvolvimento da doença uma dieta desequilibrada, a obesidade e o sedentarismo.

“O pâncreas vai cansando e diminuindo a produção de insulina, que é um carro que consegue levar açúcar para dentro das células. O pâncreas vai parando de funcionar, o açúcar não consegue entrar na célula e começa a ficar no sangue e fazer mal para os órgãos”, diz o médico. O diabetes é o principal fator de risco para insuficiência renal e também aumenta as chances de derrame, infarto, cegueira, amputação e disfunção erétil.

Não existe cura para esse problema, apenas controle com medicamentos e um estilo de vida mais saudável, com alimentação equilibrada, exercícios físicos e, em caso de sobrepeso, eliminação de gordura corporal. ”O objetivo do mutirão é atentar sobre essa doença incapacitante. As complicações dela pioram muito a qualidade de vida”, afirma Marcelo.

Um dos principais problemas da diabetes é que ela é silenciosa. O indivíduo pode conviver por anos com ela sem saber do problema. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, sintomas são sede, aumento da vontade de urinar, dores nas pernas e alterações visuais, dentre outros.

O Mutirão do Diabetes será gratuito, voltado sobretudo à população em vulnerabilidade social, que terá a oportunidade de consultar-se com médicos e profissionais de várias especialidades e fazer exames diagnósticos.

O evento reunirá como voluntários endocrinologistas, oftalmologistas, cardiologistas, nefrologistas e médicos vasculares, nutricionistas, educadores físicos e profissionais especializados em cuidados paliativos, na saúde da mulher e saúde bucal.

Uma estrutura com aparelhos, macas, equipamentos e insumos será montada para permitir aos profissionais, residentes e estudantes atender as pessoas e, se necessário, fazer exames como avaliação dos rins, do fundo do olho, do pé diabético, bioquímico e para medir pressão arterial, entre outros.

Dados

A doença

  • É causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que regula a glicose (açúcar) no sangue e garante energia para o organismo
  • Com a doença, o sangue fica com alta concentração de açúcar. Não tem cura, é apenas controlável.

 Tipos

 Diabetes tipo 1

  • Doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.

Diabetes tipo 2

  • Doença crônica que afeta a forma como o corpo processa o açúcar do sangue (glicose).

 Dá para prevenir?

A do tipo 1 não pode ser evitada. Já a do tipo 2 pode ficar longe com exercícios físicos frequentes, boa alimentação e controle do peso

 Sintomas da diabetes

  • Necessidade de urinar muito frequente
  • Fome constante e excessiva
  • Sede constante e desidratação
  • Perda de peso
  • Fraqueza e cansaço extremo
  • Estresse e mudanças de humor
  • Vômito e náusea
  • Visão prejudicada
  • Infecções diversas
  • Feridas que demoram a cicatrizar

 Fonte: Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto e Sociedade Brasileira de Diabetes

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por