HCM de Rio Preto vai transmitir cirurgia para capacitar médicos de oito países
Simpósio internacional deve reunir cerca de 600 profissionais da medicina de várias partes do mundo para discutir as novidades das cirurgias cardiovasculares pediátricas; evento acontece no fim de semana

Seja de forma presencial ou virtual, médicos de oito países do mundo e de diversos estados do Brasil vão estar com seus olhos voltados para o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto neste final de semana.
Isso porque o hospital vai capacitar profissionais da área por meio da transmissão ao vivo de uma cirurgia de cardiopatia congênita. O “aulão” realizado por médicos de Rio Preto e dos Estados Unidos acontece no sábado, dia 23, durante a sexta edição Simpósio Internacional da Children’s HeartLink, realizado pelo HCM/ Furfarme.
Segundo Bruna Cury, coordenadora de enfermagem da CardioPedBrasil – o Centro do Coração da Criança do HCM de Rio Preto -, é a primeira vez que um procedimento do tipo será transmitido do hospital para o mundo.
“Durante a cirurgia, a plateia vai poder interagir com o centro cirúrgico, tirando dúvidas e entendendo todas fases do procedimento. Além disso, teremos tradução simultânea, o que permitirá interações em tempo real não apenas de médicos brasileiros, mas também de outros centros médicos do mundo”, explicou.
Na lista de participantes estão médicos dos Estados Unidos, Canadá, China, Índia, Malásia, Bangladesh e Vietnã. “No Brasil, teremos também a participação de profissionais do Incor de São Paulo e de hospitais de São Luís (Maranhão), Goiânia (Goiás), Fortaleza (Ceará) e Recife (Pernambuco)”, contou Bruna.
Durante o Simpósio, que deve contar com a participação de 300 participantes presencialmente e 300 virtualmente, os profissionais poderão conferir cursos de aprimoramento, ministrados por médicos brasileiros, norte-americanos e canadenses.
Estão previstos para participar do evento o atual presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Vinicius Nina; o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva; a presidente da Children’s HeartLink, Jackie Boucher; e o médico coordenador da CardioPedBrasil, Ulisses Alexandre Croti.
“Por sermos um centro de excelência nesse tipo de procedimento, temos a missão de passar esse conhecimento para o mundo, capacitando mais profissionais e melhorando o acesso das crianças a esse tipo de cirurgia. Atualmente, no Brasil, em torno de 20 mil crianças tem algum tipo de cardiopatia congênita”, ressaltou a coordenadora de enfermagem.
Excelência
Durante o Simpósio, será formalizada a entrega do certificado de Centro de Excelência da Children’s HeartLink ao HCM. A certificação foi conferida em 5 de novembro de 2021, porém, devido à pandemia da Covid-19 não houve oportunidade à época dos diretores do programa norte-americano estarem no HCM para entregá-la.
O Centro do Coração da Criança do HCM é um dos principais do País e o maior do interior do Estado de São Paulo. Em 22 anos de atividade, o serviço realizou mais de 7 mil cirurgias cardíacas pediátricas, das quais 453 somente no ano passado.
Para se ter uma ideia, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica Pediátrica conta com 30 leitos específicos destinados às crianças com problemas no coração e recebe pacientes de todo o País encaminhados para operação.