SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2021
PROTEÇÃO

Swift abre hoje para aplicar segunda dose da vacina em Rio Preto

Inclusão de novos grupos na campanha depende da chegada de doses

Millena GrigoletiPublicado em 23/07/2021 às 21:07Atualizado há 24/07/2021 às 08:43
Fila na Swift: local será o único aberto neste sábado em Rio Preto para vacinação (Marco Antonio dos Santos/Arquivo)

Fila na Swift: local será o único aberto neste sábado em Rio Preto para vacinação (Marco Antonio dos Santos/Arquivo)

A Swift vai ficar aberta neste sábado, 24, das 9h às 16h, exclusivamente para aplicar a segunda dose de vacina contra a Covid-19 em quem já tem indicação para recebê-la – ou seja, quem tomou a Coronavac há mais de 28 dias ou a AstraZeneca há mais de três meses. Para receber a dose, é necessário levar documento de identidade com foto, comprovante de residência e a carteirinha de vacinação.

De acordo com o último levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde, são 2.383 “faltosos”, ou seja, pessoas que estão com a segunda dose atrasada. Segundo Andreia Negri Reis, gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Rio Preto, a orientação é que essas pessoas procurem o quanto antes a imunização, sem necessidade de reiniciar o esquema vacinal.

Conforme o Diário mostrou nesta sexta-feira, as secretarias de Saúde estadual e municipal têm feito busca ativa pelas pessoas que precisam receber a segunda dose, por meio de ligações, mensagens de textos e WhatsApp. É essencial tomar as duas doses dos imunizantes porque só assim o organismo desenvolve a imunidade esperada e robusta, aquela que foi estabelecida nos estudos.

Os únicos impeditivos para tomar a segunda dose da vacina são febre na data, infecção por Covid há menos de 30 dias, ter tomado outra vacina há menos de duas semanas ou estar internado. Nesses casos, deve-se procurar o postinho o quanto antes, sem necessidade de reiniciar o esquema vacinal.

O benefício coletivo da sociedade, de frear a pandemia, ainda está longe de ser alcançado (especialistas apontam que isso vai acontecer com 75% da população com esquema vacinal completo), mas os  efeitos já são sentidos.

A vacinação de segunda dose, tanto de AstraZeneca quanto de Coronavac, continua na segunda-feira, dia 26, nas unidades básicas de saúde e demais equipamentos públicos, das 8h às 14h. O mapa completo com todos eles pode ser conferido em www.riopreto.sp.gov.br/mapavacinas.

De acordo com o último comunicado da Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira não haverá aplicação de primeira dose para os grupos inclusos na campanha, pois não há estoques disponíveis. Isso pode mudar caso Rio Preto receba nova remessa de imunizantes ao longo do final de semana.

Conforme calendário do Estado, as pessoas com 29 anos ou menos que não têm comorbidades nem são gestantes ou puérperas devem ser inclusas na campanha somente em 5 de agosto.

Vacinação

Sábado, 24

Vacinação para quem já tem indicação para tomar a segunda dose, tanto da Coronavac quanto da AstraZeneca

Local: Swift, das 9h às 16h

 Segunda-feira, 26

Vacinação para quem já tem indicação para tomar a segunda dose, tanto da Coronavac quanto da AstraZeneca

Locais: Swift (8h às 16h), Recinto de Exposições (8h às 17h), unidades de saúde (8h às 14h)

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por