Rio Preto tem 12 mil pessoas com a 2ª dose atrasada
Número de "atrasados" quase dobrou nos últimos dois dias

Em dois dias, a quantidade de pessoas com atraso na segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Rio Preto quase dobrou. Na segunda-feira, 16, eram 6.698; nesta quarta-feira, 18, o número subiu para 12.168 pessoas. De acordo com Michela Dias Barcelos, gerente de imunização de Rio Preto, grande parte desse público está na faixa dos 30 anos e recebeu a primeira dose de Coronavac em julho, portanto já deveria retornar aos postinhos.
“É preocupante porque as unidades têm tentado fazer busca ativa, obviamente tem dias que está mais sobrecarregado e a busca fica prejudicada. Mas o Vacina Já encaminha e-mails e mensagens de texto, existem outras ferramentas para alertar esse munícipe que está com a vacina em atraso”, afirma a enfermeira.
Neste momento não há falta de imunizante de segunda dose em Rio Preto. A Coronavac, com intervalo de 28 dias, está disponível na Swift (8h às 16h) e nas unidades de saúde e equipamentos públicos e a AstraZeneca, que tem intervalo de três meses, está disponível nas unidades de saúde e equipamentos públicos (das 8h às 14h). O prazo para segunda dose da Pfizer ainda não chegou.
“Precisa das pessoas se organizarem e aquela mesma ansiedade e motivação que a gente vê para tomar a primeira dose tem que existir na segunda. Quando a pessoa aparece a gente comemora”, reforça Michela, salientando que somente a segunda dose dos imunizantes que possuem esse esquema podem dar a proteção adequada. “Tem a nova variante, mais contagiosa, e especialistas têm colocado que a segunda dose é essencial para que se consiga fazer barreiras, evitando novas ondas que possam trazer aquele cenário que a gente conseguiu melhorar com a vacinação desde fevereiro.”
Um dos motivos apontados por Michela para o atraso é a pessoa se sentir segura com a primeira dose. Essas demoras atrapalham inclusive o fluxo das unidades de saúde, que não sabem ao certo quantas doses devem ser reservadas para cada dia.
Falta de vacinas
Ainda estão faltando algumas doses para concluir as faixas etárias acima de 18 anos – agora estão sendo vacinados os adolescentes com comorbidades, grávidas e puérperas, porém a imunização de adultos com a primeira dose ainda não foi finalizada. A cobertura está em torno dos 60%. “A gente está esperando. acho que o Estado vai se mobilizar para atender esses municípios em que os quantitativos foram insuficientes”, diz Michela.
Vacinação
Vacinação adolescentes
Nesta quinta-feira, 19: adolescentes de 12 e 15 anos com comorbidades, deficiências, gestantes ou puérperas
Locais
Swift
Horário: das 8h às 16h
Shopping Cidade Norte
Horário: das 8h às 14h
O que levar?
O adolescente deve apresentar documento com foto e CPF, comprovante de residência de Rio Preto no nome dos pais e/ou responsáveis, além de atestado médico que comprove a comorbidade, documento que comprove a deficiência, gravidez ou puerpério (até 45 dias depois do parto)
É necessária a presença de um responsável ou um termo de responsabilidade assinado pelo responsável (documento pode ser acessado em riopreto.sp.gov.br/vacinacovid/)
Primeira dose
Adultos que ainda não tomaram a primeira dose devem esperar a chegada de novas doses
Segunda dose
Coronavac: disponível nas unidades de saúde (8h às 14h), Shopping Cidade Norte (8h às 14h) e Swift (8h às 16h)
AstraZeneca: disponível nas unidades de saúde (8h às 14h)
Unidades
UBSs Estoril, Jardim Americano, Maria Lúcia, Nova Esperança, Caic/Cristo Rei, Schmitt, Jaguaré, Talhado e Vila Toninho; sede da Defesa Civil (Boa Vista), paróquia Nossa Senhora do Brasil (São Deocleciano); Projeto Viva Eldorado e Pinheirinho (Solo Sagrado); Shopping Cidade Norte
Confira todos os endereços em www.riopreto.sp.gov.br/mapavacinas.
Cronograma
Até 29 de agosto: adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficientes, gestantes e puérperas
30 de agosto a 5 de setembro: 15 a 17 anos
6 a 12 de setembro: 12 a 14 anos
Antecipação de público
Nesta quinta-feira, 18, começa a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 15 anos com comorbidade, deficiência, gestantes ou puérperas. A dose estará disponível na Swift, das 8h às 16h, e no Shopping Cidade Norte, das 8h às 14h.
A lista de comorbidades elencadas para recebimento da vacina contra a Covid está disponível em https://www.riopreto.sp.gov.br/vacinacovid/.
Os adolescentes poderão receber as doses sem a presença de um adulto, no entanto, o responsável deverá assinar um termo de responsabilidade, que deve ser apresentado na sala de vacina. O termo está disponível para impressão no Portal da Prefeitura e também nas unidades de saúde.
O próximo grupo a ser incluído na campanha é dos adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.