SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 05 DE DEZEMBRO DE 2021
EXERCÍCIO NA PISCINA

Piscinas públicas de Rio Preto oferecem aulas gratuitas de hidroginástica e de natação

Veja como se inscrever para essas atividades gratuitas nas quatro piscinas públicas da cidade

Rodrigo Lima
Publicado em 23/11/2021 às 20:45Atualizado em 23/11/2021 às 21:02
Grupo durante aula de hidroginástica no Parque Aquático do complexo do Natalone, em Rio Preto (Guilherme Baffi 9/11/2021)

Grupo durante aula de hidroginástica no Parque Aquático do complexo do Natalone, em Rio Preto (Guilherme Baffi 9/11/2021)

Por conta da pandemia, as piscinas públicas ainda não estão à disposição da população para o lazer. Os locais, no entanto, estão abertos para alunos de hidroginástica ou natação.

A Secretaria de Esportes é responsável pela gestão de quatro piscinas públicas no município: Parque Aquático Dr. Wilson Romano Calil - localizada no complexo Natalone, composto pelo ginásio 19 de Março e o Júpiter Olímpico; Centro Esportivo do distrito de Engenheiro Schmitt; Centro Esportivo Integrado do Eldorado e Centro Esportivo Integrado Dr. Aloysio Nunes Ferreira - no Pinheirinho, no bairro Solo Sagrado.

A professora de hidroginástica do complexo do Natalone, Cibele Santos Teixeira, disse que o uso do espaço é destinado aos alunos de hidroginástica. A atividade é para adultos e pessoas da terceira idade. E a natação tem como público alvo as crianças, a partir dos seis anos de idade. Basta procurar algum dos locais para se inscrever.

“(No Natalone) Pode se inscrever e conversar comigo aqui no local e fazer a carteirinha e a ficha de inscrição. Aí é só vir preparado para fazer a aula. As mulheres com maiô e homens com toquinha e sunga. A gente pede para estar com touca para higiene pessoal e da água da piscina”, afirmou Cibele.

As piscinas, às segundas-feiras, são fechadas para manutenção. Em breve, a pasta de Esportes deverá autorizar aos finais de semana e feriados a abertura dos espaços à recreação geral. “As piscinas neste momento não podem ser usadas para lazer. Estamos com restrições por conta da pandemia. Após esse período será aberta para a população aos finais de semana”, afirmou Cibeli.

De acordo com a administração, a utilização dos espaços públicos municipais demandará a observância das determinações contidas no Plano São Paulo e nos decretos municipais em vigor, que versem sobre o assunto.

A pasta de Esportes informou que não existe determinação legal em vigor aque exija exame médico para utilização dos locais. O que há apenas é orientação à população sobre a importância de exames médicos periódicos de saúde. A professora, no entanto, afirma que informalmente as pessoas são impedidas de utilizar a piscina se tiver algum tipo de problema na pele, como micose ou machucado.

“Como regra, não há restrição sanitária para o uso das piscinas públicas de competência desta pasta (Esportes). Como exceção, pela proximidade com o Posto de Saúde do Distrito de Engenheiro Schmitt, o acesso à piscina do Centro Esportivo de Engenheiro Schmitt exige prévio exame médico”, consta em nota do Executivo.

A Prefeitura informou que a manutenção das piscinas públicas é feita por empresa terceirizada para prestação de serviços de limpeza e de tratamento da água. A segurança é feita por salva-vidas. “Há contrato regular em andamento, firmado pelo devido processo licitatório, para prestação de serviços de guarda-vidas por empresa terceirizada. Os dados de execução e de valores, de todos os contratos do Poder Público, podem ser encontrados no Portal Transparência”, afirmou o município em nota. A empresa responsável pelo serviço irá receber R$ 57,5 mil neste ano.

Local e horário

Natação Infantil

  • Parque Aquático Natalone: 4ª e 6ª das 8h às 11h e das 14h às 17h
  • Piscina Eldorado: 3ª e 5ª das 09h20 às 11h e das 15h às 17h

Natação Adulto

  • Parque Aquático Natalone: 3ª e 5ª das 9h às 10h e das 16h às 17h
  • Piscina Eldorado: 4ª e 6ª das 09h15 às 10h15, das 17h às 18h e das 19h às 20h
  • Piscina Schmitt: 3ª e 5ª das 15h às 16h

Hidroginástica

  • Parque Aquático Natalone: 3ª e 5ª das 7h às 8h, das 8h às 9h, das 14h às 15h e das 15h às 16h
  • Piscina Eldorado: 4ª e 6ª das 7h10 às 8h10, das 16h às 17h e das 18h às 19h
  • Piscina Schmitt: 3ª e 5ª das 14h às 15h

 Fonte - Secretaria de Esportes

Exame evita doenças

A dermatologista Joana Tebar Figueira defende como prevenção a realização de exame clínico para identificar doenças da pele ou nas unhas, como micoses. “As pessoas, para usarem as piscinas, deveriam ser avaliadas, preferencialmente por um médico dermatologista”, afirmou.

A médica alerta que as micoses são transmissíveis pela água e no contato direto entre as pessoas. Com a doença, ela afirma que essas pessoas não poderiam frequentar as piscinas públicas.

“Além da transmissão, o uso excessivo de água e o calor também propiciam a proliferação de fungos. O fato de ficar na piscina eleva a umidade da superfície da pele e, com o calor, é a mistura perfeita para proliferação dos fungos”, afirmou Joana.

Para a dermatologista, os cuidados básicos seriam a realização do exame clínico de quem frequenta a piscina, além de secar o corpo, não deixando área umedecida por muito tempo. (RL)

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por