Diário da Região
EVENTO

Parada do orgulho LGBTQIAP+ volta a ser presencial em Rio Preto

O evento está marcado para este domingo, 5, começando em frente à Prefeitura de Rio Preto a partir do meio-dia

por Millena Grigoleti
Publicado em 01/12/2021 às 21:18Atualizado em 02/12/2021 às 12:08
Divulgação/Coletivo +Orgulho (Divulgação/Coletivo +Orgulho)
Divulgação/Coletivo +Orgulho (Divulgação/Coletivo +Orgulho)
Ouvir matéria

A Parada LGBTQIAP+ será realizada presencialmente pela primeira vez neste domingo, 5, desde o início da pandemia. A concentração está marcada para a frente da Prefeitura de Rio Preto a partir do meio-dia. “Além de uma celebração, o evento também é uma manifestação política, de um povo historicamente marginalizado, e sei que os manifestantes terão bom senso, seguindo todos os protocolos sanitários ”, diz Carlos Ricceli, que está à frente do evento desde 2019.

O tema da Parada neste ano é “Vacina sim, preconceito não!”. Já foram duas edições em formato online. O evento de domingo está sendo realizado com recursos próprios da organização e conta com apoio da Prefeitura de Rio Preto. “A cidade já está avançada na vacinação, os LGBTQIAP+ são bem conscientes, não conheço ninguém que não tenha se vacinado”, afirma Ricceli. “Está sendo muito importante ser presencial por questões do próprio legislativo da cidade, que em nada favorece a gente, só pensam em ideologia retrógrada.”

A previsão é que o trio elétrico saia de frente da Prefeitura às 15h, em direção ao Centro Regional de Eventos, onde acontece uma festa com shows e palestras. A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estará no local para conversar com as pessoas e realizar testes de infecções sexualmente transmissíveis.

Além das atrações artísticas, como shows de drag queens e apresentações de DJ’s, o evento trará ao palco, montado no estacionamento, ativistas ligados à causa.

Este ano a estimativa é reunir 20 mil pessoas, segundo Ricceli. “Além de atrair público de todo o interior paulista, tivemos notícia que vem gente do Paraná, por exemplo. O evento gera renda para a cidade com a vinda de turistas. Já temos nove vans e três ônibus confirmados.”