Meditação e música para equilibrar a vida

Neste domingo, 3, uma vivência com muita introspecção, relaxamento e equilíbrio acontece no Sesc Rio Preto. A partir das 10h30, o gramado da entidade recebe o projeto “Meditasom”, conduzido pela terapeuta holística Ariadne Aranha. A atividade, que dura 90 minutos, oferece aos participantes momentos de meditação para desacelerar o ritmo de vida e buscar o equilíbrio, com foco nas emoções e pensamentos. Os interessados em participar devem fazer a inscrição no momento da vivência, as vagas são limitadas.
Ariadne conta que a meditação é importante para conseguir viver o momento presente. “A meditação é a atenção plena, atenção ao que está acontecendo dentro e ao que ocorre fora. Atenção aos pensamentos e aos sentimentos. É um estado de presença consigo mesmo que permite que a pessoa vá para o mundo com mais consciência”, explica.
A vivência utiliza diversos instrumentos musicais como o didgeridoo (um instrumento de sopro), a tigela tibetana e o tambor. “Os participantes são convidados a fechar os olhos e a experimentar a vibração do som. Em outro momento, há uma caminhada meditativa e também há a meditação em silêncio. O elemento principal é o som do silencio”, conta a terapeuta holística.
O “Meditasom” faz parte do projeto Corpo Odara, do Sesc, que traz diferentes atividades gratuitas para todos os públicos. “Enquanto os estímulos acontecem, falo para os participantes prestarem atenção na respiração, nos batimentos cardíacos, naquilo que está acontecendo dentro do corpo. Isso proporciona uma conexão profunda consigo mesmo, a qual permite um estado de equilíbrio”, finaliza.