SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2021
EM RIO PRETO

Diário da Região completa 71 anos marcado por responsabilidade e inovações

Diário da Região chega nesta sexta-feira, 23, a 71 anos de jornalismo. Foram muitas mudanças na maneira de levar conteúdo para a sociedade, mas sem perder o compromisso ético com a informação bem apurada

Millena GrigoletiPublicado em 22/07/2021 às 22:04Atualizado há 22/07/2021 às 23:07
Gráfica e redação do Diário da Região, no Distrito Industrial, em Rio Preto (Guilherme Baffi/Arquivo)

Gráfica e redação do Diário da Região, no Distrito Industrial, em Rio Preto (Guilherme Baffi/Arquivo)

Há 71 anos, quando foi publicada a primeira edição do jornal Diário da Região, os clichês, ou seja, as letras, eram montados manualmente – nada dessa rapidez de digitar e as palavras magicamente aparecerem em telas, onde estão os “bonecos” das páginas que serão enviadas, pelo computador, para a gráfica. Os jornalistas escreviam em pesadas e robustas máquinas de escrever. A internet ainda não estava nem nos sonhos do leitor.

Tudo isso mudou. Hoje, o espectador tem acesso à informação em tempo quase real, por meio das “lives” nas redes sociais e das matérias que sobem às dezenas todos os dias no site do Diário da Região. Nesta sexta-feira, 23, um dos maiores jornais do Estado chega a 71 anos sendo mais lido do que nunca, em diferentes plataformas, mas sem perder a essência do bom jornalismo e o compromisso com a informação idônea.

"O Diário da Região se pauta pelos valores de independência, verdade e trabalho incansável na defesa do interesse público”, afirma o diretor do Grupo Diário da Região (GDR), Fabiano Castro Buzzini. “É claro que você vai aperfeiçoando ao longo do tempo com o intuito de melhorar a qualidade do produto, aceitando e acompanhando as mudanças do tempo com inovação que esse mundo disruptivo e digital exige”, diz.

O Diário da Região está em constante inovação. Desde sua criação, foram diversos projetos gráficos em sua edição impressa, sempre prezando por levar ao leitor os textos e imagens de forma mais clara possível. A gráfica onde o jornal é impresso, do próprio GDR, também é aprimorada constantemente. Recentemente, o site passou por mais um processo de aperfeiçoamento (saiba mais nesta página), se tornando ainda mais intuitivo tanto para quem visita no computador quanto em tablets e, o mais comum, em smartphones. O veículo está em todas as plataformas digitais para chegar a quem está do outro lado da tela de forma cada vez mais rápida.

De acordo com Fabrício Carareto, editor-executivo do Diário da Região, o bom jornalismo está ancorado em independência editorial, apartidarismo, pluralidade, ética e compromisso com a sociedade. “Essa é a nossa missão e esses são os preceitos que regem o trabalho profissional que desenvolvemos no Diário da Região. Para isso, é preciso ter uma equipe qualificada e jornalistas compromissados na busca pela verdade.”

Atualizado

Além das edições impressas, o time de jornalistas atualiza o site durante todo o dia, além de fazer lives, stories e postagens nas redes sociais. Quem não tem acesso à internet – ou tem, mas não abre mão do jornal impresso – tem de terça a domingo uma edição inteira com tudo de mais relevante que aconteceu, análises de especialistas e artigos, e tudo isso também fica disponível online.

"O compromisso com a informação, com ética e rigor na apuração, em nada difere dos princípios praticados pelo Diário desde sua fundação. A diferença está apenas na forma. Com as ferramentas digitais, temos a possibilidade de levar a informação com muito mais riqueza de detalhes, explorando recursos que só são possíveis graças à tecnologia, como vídeos e gráficos interativos”, afirma o jornalista Gabriel Vital, editor de Web.

Vital garante que o Diário da Região nunca foi tão lido. Em junho, conforme o Google Analytics, foram 1.058.993 visitantes únicos, que juntos visualizaram quase 4 milhões de páginas. Desses, 46% encontraram o Diário por mecanismos de buscas, 27% foram para o site por meio das redes sociais e 24% acessaram diretamente, pelo link. Outros 3% vêm de outras fontes, como links de referência e e-mail.

Do total de internautas, 84,4% utilizam o smartphone para acessar o site; 14,8% deles se informam pelo bom e (nem tão) velho computador e 0,8% por tablets e outros meios. No Instagram, o Diário se consolida como o principal canal de informação na região de Rio Preto, com mais de 144 mil seguidores, alcançando mais de 30 mil pessoas todos os dias com as notícias publicadas nos stories.

"Hoje o Diário da Região é mais lido do que em qualquer outro momento de sua história. Isso se deve, em partes, a essa capacidade de informar o que acontece na cidade, na região, no Brasil e no mundo em tempo real. A tecnologia trouxe essa possibilidade, mas isso tem um custo", pontua Vital.

Se a internet faz trafegar informação de qualidade, também carrega as inverídicas, o que traz mais desafios para quem se preocupa em informar corretamente a sociedade. “Assim como as notícias, as fake news se propagam de forma imediata. E é por isso que o jornalismo profissional é tão importante. Somos o contraponto, o local onde as pessoas buscam a confirmação daquilo que receberam de um parente, um amigo ou em um grupo. Portanto, estar atento ao que acontece e preparado para dar a notícia com agilidade, mas sem deixar de lado a credibilidade, são os principais pilares do nosso trabalho”, pontua o jornalista.

Carareto complementa. ”Mais importante que o furo jornalístico é a correção da informação. Por isso, estamos sempre atentos em apurar cada notícia. O processo de produção no impresso ou na web é o mesmo, mas é necessário apostar na agilidade sem, com isso, comprometer a informação”, diz.

Novo ciclo, novo site

Na tela maior, o novo site do Diário da Região e, no celular, o Diário+, área exclusiva para assinantes

No mês em que completa 71 anos, o Diário da Região lançou o novo layout de seu portal para traduzir essa capacidade de se transformar, de se adaptar diante da evolução exigida pelos meios digitais. O Grupo Diário da Região também lançou um novo espaço exclusivo para assinantes. 

Mais modernos, intuitivos e com foco na experiência do usuário, os novos sites chegam no momento em que o Diário bate recordes de audiência na internet, com mais de um milhão de visitantes únicos todos os meses.

"No mês de aniversário do jornal, quem ganha o presente é nosso leitor, com a premissa de investimento permanente em tecnologia e acompanhando as mudanças que vêm acontecendo no mundo digital", diz o diretor do Grupo Diário da Região, Fabiano Castro Buzzini.

No novo portal do Diário, o layout limpo, intuitivo e amigável oferece uma melhor experiência de navegação e mais visibilidade aos anunciantes. "O produto que foi para o ar é resultado de muita pesquisa com consumidores e investimento em tecnologia", acrescenta Andréia Lorigiola, gerente comercial do Diário. "O Diário chega aos 71 anos conectado as tecnologias e gerando novas oportunidades. Investimos no portal de notícias da marca, criamos novos perfis segmentados nas redes sociais, clube de benefícios e outros produtos que chegarão ao consumidor em breve. Toda a estratégia tem foco entregar conteúdo diferenciado para o consumidor e publicidade com excelente desempenho aos anunciantes.”

(MG/Gabriel Vital)

Assinatura premiada

Será disponibilizado no dia 30 de julho o resultado do primeiro sorteio da Assinatura Premiada Diário da Região. Os participantes concorrerão a vales-compras de R$ 250 cada, uma bicicleta no valor de R$ 1.600, um vale-compra no valor de R$ 300 e um celular Samsung Galaxy A12 no valor de R$ 1.187,00.

A promoção Assinatura Premiada Diário da Região voltou repaginada e mais digital. Os assinantes não precisam mais recortar cupons das páginas impressas, preencher e levar até as urnas. Agora, é tudo digital. Os participantes receberão números da sorte e poderão acompanhar os sorteios por um aplicativo exclusivo, que já está disponível para Android e iOS.

Ao todo, serão 78 prêmios distribuídos ao longo de um ano de promoção, somando R$ 53.244,00. As premiações vão de vales-compras a celulares iPhone, além de bicicletas. Com o app, a campanha passa a contemplar também os assinantes digitais do Diário. "O objetivo principal da campanha é a inclusão dos assinantes de todas as modalidades (impresso, digital e Clube D) nos sorteios, além de facilitar o processo por meio da tecnologia", explica Cláudia Magela coordenadora do setor de assinaturas.

Outra vantagem para os leitores do Diário é o Clube D, lançado recentemente, um clube de vantagens com mais de 200 parceiros locais e nacionais.

O Grupo Diário

Jornal Diário da Região - 
Jornal diário com abrangência 
de 69 municípios

Revista Vida&Arte - Distribuída mensalmente aos assinantes. Nela, o leitor encontra reportagens que vão de economia a comportamento, passando por tecnologia, gastronomia, decoração, saúde e turismo

Revista Bem-Estar - Publicada aos domingos, com os mais diversos assuntos, entre eles: hobbies, sexualidade, arte, carreira, saúde física, emocional e espiritual, comportamento, alimentação, terapias alternativas.

Gráfica Diário da Região - Parque gráfico com equipamentos modernos e capacidade para atender todo o território nacional com impressão em diversos formatos e papéis

FM Diário - São 50 mil 
watts de potência abrangendo mais de 117 municípios num raio de 250 quilômetros. É sintonizada pela 89.9 FM

Diário Multi - é o núcleo de produção de conteúdo patrocinado do grupo com divulgação em multiplataforma

Produtos digitais

Na web

diariodaregiao.com.br - O maior e mais completo portal de notícias da região de Rio Preto, com mais de 1 milhão de visitantes únicos por mês

diariodaregiao.com.br/vidaearte - Site especializado em reportagens de comportamento, moda, cultura, saúde e turismo

diariodaregiao.com.br/diariomais - Site que reúne conteúdos para assinantes do Diário da Região, com análises e reportagens exclusivas

classitudodiariodaregiao.com.br - Página que reúne os anúncios do caderno de Classificados dos Diário da Região nas áreas de empregos, imóveis e veículos para você fazer o melhor negócio

diario89.com.br - Site da rádio FM Diário 89,9 com as últimas notícias do universo sertanejo, promoções e rádio online

Nas redes sociais

facebook.com/portaldiariodaregiao (391,2 mil seguidores) - Páginas com notícias de Rio Preto e região em tempo real, além de vídeos e lives diárias

@diariodaregiao (145 mil seguidores) - Perfil no Instagram com notícias diárias nos stories e no feed

@diariopromo (20,2 mil seguidores) - Perfil no Instagram que compara preços e traz as melhores ofertas em Rio Preto, além de promoções exclusivas

@diariogourmet.rp (11,3 mil seguidores) - Guia gastronômico com as novidades de restaurantes de Rio Preto, com promoções exclusivas

@revistavidaearte (6,7 mil seguidores) - Perfil com dicas de moda, gastronomia, casa e cultura no Instagram

@fmdiario89,9 (13,2 mil seguidores) - Perfil oficial da rádio FM Diário 89,9 no Instagram, com notícias do universo sertanejo e promoções

No seu celular

O Diário conta com aplicativos compatíveis com Android e iOS. Confira:

Diário Assinatura Premiada - App para participar da promoção Assinatura Premiada, além de acompanhar novidades, dicas e muito conteúdo

Clube D - Diário da Região - Descontos e convênios exclusivos para os clientes em diversos estabelecimentos

Jornal Digital - Diário da Região - Edição digital do jornal Diário da Região, com leitura fácil e intuitiva

Cronologia

1950

  • Fundação 
do Diário: 23 de julho
  • Fundador: Euphly Jalles
  • Primeira sede: rua Marechal Deodoro, 2.862. Telefone nº 28
  • Primeiro número: 23 de julho de 1950, tamanho standard, preto e branco, 8 páginas, com fotos, montado em linotipos e impresso em chumbo
  • Primeiro editor-chefe: Antenor Pousa Godinho
  • O primeiro colaborador: professor Paulo de 
Oliveira e Silva

1954

  • A direção do Diário é assumida pelo jornalista 
Nivaldo Carrazone, formado 
em Jornalismo pela Cásper Líbero (1949)

1955

  • Nivaldo Carrazone pede demissão e Euphly Jalles 
retorna à direção geral

1959

  • Fevereiro: Diário é arrendado para Danilo Mantovani, em contrato de compra com reserva de domínio. Como gerente, assume Álvaro Casanova Dutra
  • Dezembro: Diário é vendido a quatro jovens que já exerciam o jornalismo: Alberto Cecconi, Antonio Natalone, José Barbar Cury e Norberto Buzzini

1960

  • 1º de janeiro: Diário circula com o nome dos novos donos. A direção é assumida por Barbar Cury, até 1964

1962

  • Segunda sede do Diário: os sócios compram imóvel na 
rua Delegado Pinto de Toledo, 2.844, Centro

1964

  • Diário é transferido 
para o novo endereço, na rua Delegado Pinto de Toledo, funcionando neste local até 2 de 
julho de 2006, depois de passar por reformas e ampliações.
  • O diretor do Diário é o advogado Norberto Buzzini, 
de 1964 a 1975

1967

  • 21 de março: Alberto 
Cecconi e Barbar Cury 
desligam-se oficialmente do Diário. O jornalista Emerson Sumariva é admitido 
como sócio até 1973

1980

  • Inauguração do prédio reformado do Diário, na rua Delegado Pinto de Toledo, 2.844

1981

  • Criadas as sucursais do Diário em Mirassol, Tanabi, 
Catanduva e Votuporanga. Circulação do Diário na década de 80: em 82 cidades

1983

  • 2 de outubro: implantação 
do sistema off-set de 
impressão, com 
equipamentos comprados de A Gazeta, de Vitória

1985

  • Diário da Região 
ganha concessão de 
emissora de rádio

1990

  • O Diário começa a ser informatizado e se filia à Associação Nacional 
de Jornais (ANJ)

1993

  • A partir de setembro, Diário circula colorido aos domingos, alcança maior circulação e filia-se ao Instituto Verificador de Circulação. A partir de outubro, circula colorido todos os dias

1996

  • Dezembro: inauguração do parque gráfico do Diário no Distrito Industrial com maquinário importado dos Estados Unidos

1999

  • Lançamento de projeto gráfico adaptado às exigências internacionais do setor, assinado pelo designer inglês Michael Crozier. O novo projeto tem características dos exemplares europeus, 90% de páginas coloridas e uma nova proposta editorial
  • 28 de setembro de 1999: Diário circula com novo projeto gráfico

2000

  • Diário cria o Disque Eleitor

2001

  • Diário lança o portal Diarioweb

2004

  • Grupo Diário de Comunicação lança a Revista Vida&Arte, encartada mensalmente no jornal, em papel couchê, 
colorida, 82 páginas

2006

  • Em julho: Diário transfere-se para nova sede no 
Distrito Industrial, avenida 
Feliciano Salles Cunha, 1.515, onde já funcionava a 
Gráfica da Região. Na rua Delegado Pinto de Toledo, 
continua o atendimento de balcão para anúncios e Classificados

2007

  • Em março: lançamento da Revista Bem-Estar, com as editorias de Turismo, TV, Bem-estar e Saúde
  • Em agosto: leitores 
elegem as Sete Maravilhas de Rio Preto: Basílica, Represa Municipal, Bosque Municipal, Palácio das Águas, Riopreto Shopping Center, Mercadão Municipal e Swift
  • Em outubro: leitores elegem as Sete Maravilhas da Região: Antiquário de Bálsamo, Thermas dos Laranjais de Olímpia, Parque das Águas Claras de Santa Fé do Sul, Cachoeira da Barrinha de Icém, Água Viva Thermas Clube de Fernandópolis, Santuário Nossa Senhora Aparecida de Jaci e Praça Central de Tanabi

2008

  • Diário da Região 
adquire novos maquinários 
para ampliação 
do parque gráfico

2009

  • Lançamento do Diário Motors, o classificado 
eletrônico do Diário
  • Redação lança 
o personagem Zé Buracão

2013

  • Lançamento da 
Cápsula do Tempo, para ser aberta em 2050

2015

  • Lançamento do portal
  • undefined

2016

  • Vídeos ao vivo em 
coberturas de reportagens começam a ser transmitidos pelo Facebook do Diário. 
Além disso, jornal apresenta programas ao vivo em estúdio, como Resenha Esportiva e Política em Debate (com destaque para a cobertura das Eleições municipais).

2017

  • Lançados o novo portal dos Classificados e o Diário Multi.

2018

  • Em iniciativa inédita, 
Diário publica edição 
apenas com notícias 
boas, em 2 de janeiro
  • Diário Imóveis ganha ferramenta para tour 360°.
  • Lançado novo projeto 
gráfico da revista Bem-Estar. 
Aos domingo, caderno Classificados passa a ter novo layout, em formato tabloide e com reportagens

2019

  • Em janeiro: é lançado 
o projeto Milagre da Manhã, inspirado em livro homônimo, com o objetivo de promover qualidade de vida entre os participantes e disseminar práticas positivas.
  • Em março: Diário publica a edição de número 20 mil
  • Em abril: é lançado o 
Diário da Gratidão, projeto que apoia causas nobres em 
Rio Preto e região, divulgando-as e servindo como ponto para arrecadas doações

2020

  • Mudança no layout 
do portal diariodaregiao.com.br, em abril, tornando-o 
mais rápido e responsivo, 
ideal para acesso em qualquer tipo de plataforma digital
  • Em junho, portal 
atingiu a marca de 
um milhão 
de usuários únicos

2021

  • Lançamento dos perfis Diário Promo, Diário Gourmet. Novo layout nos portais Diário da Região e Vida&Arte. Mais vantagens para o assinante, com o Diário+, área com conteúdo exclusivo dentro do portal do Diário; Clube D, com vantagens em mais de 200 estabelecimentos; e Assinatura Premiada Digital.

Capa da edição desta quinta, 22, vista pelo smartphone (Guilherme Baffi 22/7/2021)
Parque gráfico do Diário tem equipamentos modernos, com impressão em diversos tipos de formatos e papéis (Johnny Torres/Arquivo)
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por