Diário da Região completa 71 anos marcado por responsabilidade e inovações
Diário da Região chega nesta sexta-feira, 23, a 71 anos de jornalismo. Foram muitas mudanças na maneira de levar conteúdo para a sociedade, mas sem perder o compromisso ético com a informação bem apurada



Há 71 anos, quando foi publicada a primeira edição do jornal Diário da Região, os clichês, ou seja, as letras, eram montados manualmente – nada dessa rapidez de digitar e as palavras magicamente aparecerem em telas, onde estão os “bonecos” das páginas que serão enviadas, pelo computador, para a gráfica. Os jornalistas escreviam em pesadas e robustas máquinas de escrever. A internet ainda não estava nem nos sonhos do leitor.
Tudo isso mudou. Hoje, o espectador tem acesso à informação em tempo quase real, por meio das “lives” nas redes sociais e das matérias que sobem às dezenas todos os dias no site do Diário da Região. Nesta sexta-feira, 23, um dos maiores jornais do Estado chega a 71 anos sendo mais lido do que nunca, em diferentes plataformas, mas sem perder a essência do bom jornalismo e o compromisso com a informação idônea.
"O Diário da Região se pauta pelos valores de independência, verdade e trabalho incansável na defesa do interesse público”, afirma o diretor do Grupo Diário da Região (GDR), Fabiano Castro Buzzini. “É claro que você vai aperfeiçoando ao longo do tempo com o intuito de melhorar a qualidade do produto, aceitando e acompanhando as mudanças do tempo com inovação que esse mundo disruptivo e digital exige”, diz.
O Diário da Região está em constante inovação. Desde sua criação, foram diversos projetos gráficos em sua edição impressa, sempre prezando por levar ao leitor os textos e imagens de forma mais clara possível. A gráfica onde o jornal é impresso, do próprio GDR, também é aprimorada constantemente. Recentemente, o site passou por mais um processo de aperfeiçoamento (saiba mais nesta página), se tornando ainda mais intuitivo tanto para quem visita no computador quanto em tablets e, o mais comum, em smartphones. O veículo está em todas as plataformas digitais para chegar a quem está do outro lado da tela de forma cada vez mais rápida.
De acordo com Fabrício Carareto, editor-executivo do Diário da Região, o bom jornalismo está ancorado em independência editorial, apartidarismo, pluralidade, ética e compromisso com a sociedade. “Essa é a nossa missão e esses são os preceitos que regem o trabalho profissional que desenvolvemos no Diário da Região. Para isso, é preciso ter uma equipe qualificada e jornalistas compromissados na busca pela verdade.”
Atualizado
Além das edições impressas, o time de jornalistas atualiza o site durante todo o dia, além de fazer lives, stories e postagens nas redes sociais. Quem não tem acesso à internet – ou tem, mas não abre mão do jornal impresso – tem de terça a domingo uma edição inteira com tudo de mais relevante que aconteceu, análises de especialistas e artigos, e tudo isso também fica disponível online.
"O compromisso com a informação, com ética e rigor na apuração, em nada difere dos princípios praticados pelo Diário desde sua fundação. A diferença está apenas na forma. Com as ferramentas digitais, temos a possibilidade de levar a informação com muito mais riqueza de detalhes, explorando recursos que só são possíveis graças à tecnologia, como vídeos e gráficos interativos”, afirma o jornalista Gabriel Vital, editor de Web.
Vital garante que o Diário da Região nunca foi tão lido. Em junho, conforme o Google Analytics, foram 1.058.993 visitantes únicos, que juntos visualizaram quase 4 milhões de páginas. Desses, 46% encontraram o Diário por mecanismos de buscas, 27% foram para o site por meio das redes sociais e 24% acessaram diretamente, pelo link. Outros 3% vêm de outras fontes, como links de referência e e-mail.
Do total de internautas, 84,4% utilizam o smartphone para acessar o site; 14,8% deles se informam pelo bom e (nem tão) velho computador e 0,8% por tablets e outros meios. No Instagram, o Diário se consolida como o principal canal de informação na região de Rio Preto, com mais de 144 mil seguidores, alcançando mais de 30 mil pessoas todos os dias com as notícias publicadas nos stories.
"Hoje o Diário da Região é mais lido do que em qualquer outro momento de sua história. Isso se deve, em partes, a essa capacidade de informar o que acontece na cidade, na região, no Brasil e no mundo em tempo real. A tecnologia trouxe essa possibilidade, mas isso tem um custo", pontua Vital.
Se a internet faz trafegar informação de qualidade, também carrega as inverídicas, o que traz mais desafios para quem se preocupa em informar corretamente a sociedade. “Assim como as notícias, as fake news se propagam de forma imediata. E é por isso que o jornalismo profissional é tão importante. Somos o contraponto, o local onde as pessoas buscam a confirmação daquilo que receberam de um parente, um amigo ou em um grupo. Portanto, estar atento ao que acontece e preparado para dar a notícia com agilidade, mas sem deixar de lado a credibilidade, são os principais pilares do nosso trabalho”, pontua o jornalista.
Carareto complementa. ”Mais importante que o furo jornalístico é a correção da informação. Por isso, estamos sempre atentos em apurar cada notícia. O processo de produção no impresso ou na web é o mesmo, mas é necessário apostar na agilidade sem, com isso, comprometer a informação”, diz.
Novo ciclo, novo site

No mês em que completa 71 anos, o Diário da Região lançou o novo layout de seu portal para traduzir essa capacidade de se transformar, de se adaptar diante da evolução exigida pelos meios digitais. O Grupo Diário da Região também lançou um novo espaço exclusivo para assinantes.
Mais modernos, intuitivos e com foco na experiência do usuário, os novos sites chegam no momento em que o Diário bate recordes de audiência na internet, com mais de um milhão de visitantes únicos todos os meses.
"No mês de aniversário do jornal, quem ganha o presente é nosso leitor, com a premissa de investimento permanente em tecnologia e acompanhando as mudanças que vêm acontecendo no mundo digital", diz o diretor do Grupo Diário da Região, Fabiano Castro Buzzini.
No novo portal do Diário, o layout limpo, intuitivo e amigável oferece uma melhor experiência de navegação e mais visibilidade aos anunciantes. "O produto que foi para o ar é resultado de muita pesquisa com consumidores e investimento em tecnologia", acrescenta Andréia Lorigiola, gerente comercial do Diário. "O Diário chega aos 71 anos conectado as tecnologias e gerando novas oportunidades. Investimos no portal de notícias da marca, criamos novos perfis segmentados nas redes sociais, clube de benefícios e outros produtos que chegarão ao consumidor em breve. Toda a estratégia tem foco entregar conteúdo diferenciado para o consumidor e publicidade com excelente desempenho aos anunciantes.”
(MG/Gabriel Vital)
Assinatura premiada
Será disponibilizado no dia 30 de julho o resultado do primeiro sorteio da Assinatura Premiada Diário da Região. Os participantes concorrerão a vales-compras de R$ 250 cada, uma bicicleta no valor de R$ 1.600, um vale-compra no valor de R$ 300 e um celular Samsung Galaxy A12 no valor de R$ 1.187,00.
A promoção Assinatura Premiada Diário da Região voltou repaginada e mais digital. Os assinantes não precisam mais recortar cupons das páginas impressas, preencher e levar até as urnas. Agora, é tudo digital. Os participantes receberão números da sorte e poderão acompanhar os sorteios por um aplicativo exclusivo, que já está disponível para Android e iOS.
Ao todo, serão 78 prêmios distribuídos ao longo de um ano de promoção, somando R$ 53.244,00. As premiações vão de vales-compras a celulares iPhone, além de bicicletas. Com o app, a campanha passa a contemplar também os assinantes digitais do Diário. "O objetivo principal da campanha é a inclusão dos assinantes de todas as modalidades (impresso, digital e Clube D) nos sorteios, além de facilitar o processo por meio da tecnologia", explica Cláudia Magela coordenadora do setor de assinaturas.
Outra vantagem para os leitores do Diário é o Clube D, lançado recentemente, um clube de vantagens com mais de 200 parceiros locais e nacionais.
O Grupo Diário
Jornal Diário da Região - Jornal diário com abrangência de 69 municípios
Revista Vida&Arte - Distribuída mensalmente aos assinantes. Nela, o leitor encontra reportagens que vão de economia a comportamento, passando por tecnologia, gastronomia, decoração, saúde e turismo
Revista Bem-Estar - Publicada aos domingos, com os mais diversos assuntos, entre eles: hobbies, sexualidade, arte, carreira, saúde física, emocional e espiritual, comportamento, alimentação, terapias alternativas.
Gráfica Diário da Região - Parque gráfico com equipamentos modernos e capacidade para atender todo o território nacional com impressão em diversos formatos e papéis
FM Diário - São 50 mil watts de potência abrangendo mais de 117 municípios num raio de 250 quilômetros. É sintonizada pela 89.9 FM
Diário Multi - é o núcleo de produção de conteúdo patrocinado do grupo com divulgação em multiplataforma
Produtos digitais
Na web
diariodaregiao.com.br - O maior e mais completo portal de notícias da região de Rio Preto, com mais de 1 milhão de visitantes únicos por mês
diariodaregiao.com.br/vidaearte - Site especializado em reportagens de comportamento, moda, cultura, saúde e turismo
diariodaregiao.com.br/diariomais - Site que reúne conteúdos para assinantes do Diário da Região, com análises e reportagens exclusivas
classitudodiariodaregiao.com.br - Página que reúne os anúncios do caderno de Classificados dos Diário da Região nas áreas de empregos, imóveis e veículos para você fazer o melhor negócio
diario89.com.br - Site da rádio FM Diário 89,9 com as últimas notícias do universo sertanejo, promoções e rádio online
Nas redes sociais
facebook.com/portaldiariodaregiao (391,2 mil seguidores) - Páginas com notícias de Rio Preto e região em tempo real, além de vídeos e lives diárias
@diariodaregiao (145 mil seguidores) - Perfil no Instagram com notícias diárias nos stories e no feed
@diariopromo (20,2 mil seguidores) - Perfil no Instagram que compara preços e traz as melhores ofertas em Rio Preto, além de promoções exclusivas
@diariogourmet.rp (11,3 mil seguidores) - Guia gastronômico com as novidades de restaurantes de Rio Preto, com promoções exclusivas
@revistavidaearte (6,7 mil seguidores) - Perfil com dicas de moda, gastronomia, casa e cultura no Instagram
@fmdiario89,9 (13,2 mil seguidores) - Perfil oficial da rádio FM Diário 89,9 no Instagram, com notícias do universo sertanejo e promoções
No seu celular
O Diário conta com aplicativos compatíveis com Android e iOS. Confira:
Diário Assinatura Premiada - App para participar da promoção Assinatura Premiada, além de acompanhar novidades, dicas e muito conteúdo
Clube D - Diário da Região - Descontos e convênios exclusivos para os clientes em diversos estabelecimentos
Jornal Digital - Diário da Região - Edição digital do jornal Diário da Região, com leitura fácil e intuitiva
Cronologia
1950
- Fundação do Diário: 23 de julho
- Fundador: Euphly Jalles
- Primeira sede: rua Marechal Deodoro, 2.862. Telefone nº 28
- Primeiro número: 23 de julho de 1950, tamanho standard, preto e branco, 8 páginas, com fotos, montado em linotipos e impresso em chumbo
- Primeiro editor-chefe: Antenor Pousa Godinho
- O primeiro colaborador: professor Paulo de Oliveira e Silva
1954
- A direção do Diário é assumida pelo jornalista Nivaldo Carrazone, formado em Jornalismo pela Cásper Líbero (1949)
1955
- Nivaldo Carrazone pede demissão e Euphly Jalles retorna à direção geral
1959
- Fevereiro: Diário é arrendado para Danilo Mantovani, em contrato de compra com reserva de domínio. Como gerente, assume Álvaro Casanova Dutra
- Dezembro: Diário é vendido a quatro jovens que já exerciam o jornalismo: Alberto Cecconi, Antonio Natalone, José Barbar Cury e Norberto Buzzini
1960
- 1º de janeiro: Diário circula com o nome dos novos donos. A direção é assumida por Barbar Cury, até 1964
1962
- Segunda sede do Diário: os sócios compram imóvel na rua Delegado Pinto de Toledo, 2.844, Centro
1964
- Diário é transferido para o novo endereço, na rua Delegado Pinto de Toledo, funcionando neste local até 2 de julho de 2006, depois de passar por reformas e ampliações.
- O diretor do Diário é o advogado Norberto Buzzini, de 1964 a 1975
1967
- 21 de março: Alberto Cecconi e Barbar Cury desligam-se oficialmente do Diário. O jornalista Emerson Sumariva é admitido como sócio até 1973
1980
- Inauguração do prédio reformado do Diário, na rua Delegado Pinto de Toledo, 2.844
1981
- Criadas as sucursais do Diário em Mirassol, Tanabi, Catanduva e Votuporanga. Circulação do Diário na década de 80: em 82 cidades
1983
- 2 de outubro: implantação do sistema off-set de impressão, com equipamentos comprados de A Gazeta, de Vitória
1985
- Diário da Região ganha concessão de emissora de rádio
1990
- O Diário começa a ser informatizado e se filia à Associação Nacional de Jornais (ANJ)
1993
- A partir de setembro, Diário circula colorido aos domingos, alcança maior circulação e filia-se ao Instituto Verificador de Circulação. A partir de outubro, circula colorido todos os dias
1996
- Dezembro: inauguração do parque gráfico do Diário no Distrito Industrial com maquinário importado dos Estados Unidos
1999
- Lançamento de projeto gráfico adaptado às exigências internacionais do setor, assinado pelo designer inglês Michael Crozier. O novo projeto tem características dos exemplares europeus, 90% de páginas coloridas e uma nova proposta editorial
- 28 de setembro de 1999: Diário circula com novo projeto gráfico
2000
- Diário cria o Disque Eleitor
2001
- Diário lança o portal Diarioweb
2004
- Grupo Diário de Comunicação lança a Revista Vida&Arte, encartada mensalmente no jornal, em papel couchê, colorida, 82 páginas
2006
- Em julho: Diário transfere-se para nova sede no Distrito Industrial, avenida Feliciano Salles Cunha, 1.515, onde já funcionava a Gráfica da Região. Na rua Delegado Pinto de Toledo, continua o atendimento de balcão para anúncios e Classificados
2007
- Em março: lançamento da Revista Bem-Estar, com as editorias de Turismo, TV, Bem-estar e Saúde
- Em agosto: leitores elegem as Sete Maravilhas de Rio Preto: Basílica, Represa Municipal, Bosque Municipal, Palácio das Águas, Riopreto Shopping Center, Mercadão Municipal e Swift
- Em outubro: leitores elegem as Sete Maravilhas da Região: Antiquário de Bálsamo, Thermas dos Laranjais de Olímpia, Parque das Águas Claras de Santa Fé do Sul, Cachoeira da Barrinha de Icém, Água Viva Thermas Clube de Fernandópolis, Santuário Nossa Senhora Aparecida de Jaci e Praça Central de Tanabi
2008
- Diário da Região adquire novos maquinários para ampliação do parque gráfico
2009
- Lançamento do Diário Motors, o classificado eletrônico do Diário
- Redação lança o personagem Zé Buracão
2013
- Lançamento da Cápsula do Tempo, para ser aberta em 2050
2015
- Lançamento do portal www.diariodaregiao.com.br
2016
- Vídeos ao vivo em coberturas de reportagens começam a ser transmitidos pelo Facebook do Diário. Além disso, jornal apresenta programas ao vivo em estúdio, como Resenha Esportiva e Política em Debate (com destaque para a cobertura das Eleições municipais).
2017
- Lançados o novo portal dos Classificados e o Diário Multi.
2018
- Em iniciativa inédita, Diário publica edição apenas com notícias boas, em 2 de janeiro
- Diário Imóveis ganha ferramenta para tour 360°.
- Lançado novo projeto gráfico da revista Bem-Estar. Aos domingo, caderno Classificados passa a ter novo layout, em formato tabloide e com reportagens
2019
- Em janeiro: é lançado o projeto Milagre da Manhã, inspirado em livro homônimo, com o objetivo de promover qualidade de vida entre os participantes e disseminar práticas positivas.
- Em março: Diário publica a edição de número 20 mil
- Em abril: é lançado o Diário da Gratidão, projeto que apoia causas nobres em Rio Preto e região, divulgando-as e servindo como ponto para arrecadas doações
2020
- Mudança no layout do portal diariodaregiao.com.br, em abril, tornando-o mais rápido e responsivo, ideal para acesso em qualquer tipo de plataforma digital
- Em junho, portal atingiu a marca de um milhão de usuários únicos
2021
- Lançamento dos perfis Diário Promo, Diário Gourmet. Novo layout nos portais Diário da Região e Vida&Arte. Mais vantagens para o assinante, com o Diário+, área com conteúdo exclusivo dentro do portal do Diário; Clube D, com vantagens em mais de 200 estabelecimentos; e Assinatura Premiada Digital.