Com queda em internações, Rio Preto fecha 30 leitos de UTI
Ocupação de leitos com pacientes do município está em 54%

Com a diminuição de casos e internações pela Covid-19, motivada pela vacinação, a Secretaria de Saúde de Rio Preto resolveu fechar um total de 45 leitos, sendo 30 de unidade de terapia intensiva (UTI) e 15 de enfermaria, que ficavam na unidade de pronto atendimento (UPA) Jaguaré. A partir de segunda-feira, 23, a unidade retomará os atendimentos de urgência e emergência 24 horas para casos não respiratórios. Os pacientes que precisarem podem procurar o local diretamente.
Segundo a última atualização da Prefeitura, a taxa de ocupação de leitos de UTI com pacientes do município estava em 54%.
Nesta quarta-feira, 18, havia oito leitos ocupados em enfermaria e cinco em UTI na Jaguaré. Os pacientes serão transferidos para outras unidades respiratórias, como as UPAs Santo Antônio e Fraternidade, ou hospitais. A hemodiálise para pacientes em insuficiência renal, que acontecia na Jaguaré, também deve ser transferida. Nesta semana, a Prefeitura já havia reaberto para o público em geral a unidade básica de saúde (UBS) Vila Mayor.
As outras unidades de internação de pacientes com Covid-19 continuam funcionando. São elas: Luz da Esperança (enfermaria), Anchieta (enfermaria), Fraternidade (suporte respiratório) e Santo Antônio (UTI). Para esses locais, o paciente deve ser encaminhado após passar por atendimento.
Nas unidades respiratórias, para quem está com sintomas, o atendimento continua no Solo Sagrado (24 horas), no Vetorazzo (de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h) e no Lealdade/Amizade
Nas UPAs, o atendimento é 24 horas. Na do Jaguaré e na Norte apenas para pacientes não respiratórios e nas UPAs Tangará e Vila Toninho, que dão assistência somente para pacientes graves respiratórios e não respiratórios.
Casos de Covid
A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou nesta quarta-feira, 18, mais 62 casos de Covid-19 e uma morte pela doença. O município registra, até o momento, 95.066 casos da doença desde o início da pandemia a 2.723 óbitos pela infecção.
A média móvel de casos apresentou queda e está em 88 por dia; a de internações está em cinco por dia e a de mortes apresentou novamente uma elevação, ficando em três por dia nesta quarta-feira. A média móvel leva em conta os dados registrados na última semana.
Havia 216 pessoas internadas com síndrome respiratória aguda grave (SRAG), sendo que 112 deles tinham Covid-19 confirmada. Desse total, 46 estavam em enfermaria e 66 em UTI.