SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2022
AMAMENTAÇÃO

Campanha enfatiza importância da doação de leite materno em Rio Preto

Estoque do Banco de Leite Humano de Rio Preto está abaixo do ideal

Rodrigo Lima
Publicado em 13/05/2022 às 22:14Atualizado em 14/05/2022 às 09:21
Profissional no Banco de Leite Humano de Rio Preto: após a doação, alimento tem prazo de validade de até seis meses (Guilherme Baffi 13/5/2022)

Profissional no Banco de Leite Humano de Rio Preto: após a doação, alimento tem prazo de validade de até seis meses (Guilherme Baffi 13/5/2022)

Com o estoque abaixo do ideal, o Banco de Leite Humano de Rio Preto promove neste sábado, 14, o evento “Aldeia Materna”, no Riopreto Shopping, a partir das 9h30. O evento faz parte da semana Mundial de Doação de Leite Humano, que chama a atenção para a proteção e promoção do aleitamento materno.

Durante o evento, a equipe da Secretaria de Saúde vai explicar sobre a importância da doação de leite materno, amamentação e retorno ao trabalho das mamães. Uma palestra sobre o tema está prevista das 14h às 15h30.

De acordo com a gerente do Banco de Leite, Priscila Theodoro, a partir da próxima semana, as doadoras vão receber mensagens de mães de bebês prematuros, como forma de agradecimento. Na quinta-feira, 19, data que celebra o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, a unidade móvel do Banco de Leite estará no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), enfatizando a importância da doação do leite materno.

Atualmente, o banco de leite no município conta com 140 doadoras, que são acompanhadas semanalmente. “O veículo do Banco de Leite Humano passa semanalmente na casa das doadoras recolhendo o leite doado. Os receptores de leite humano são bebês prematuros internados em UTIs neonatais do município, a solicitação do leite é a critério do médico neonatologista”, afirmou a Secretaria de Saúde em nota.

Segundo a pasta, após a coleta, o frasco deve ser armazenado no congelador ou freezer. “Ao chegar no Banco de Leite, o leite é submetido ao processo de pasteurização e controle de qualidade, onde são coletados três exames específicos - valor calórico, acidez e a cultura de micro-organismos. Somente depois das análises e seus resultados, o produto pode ser liberado para o consumo dos bebês. Tem validade de seis meses após o processo de pasteurização”, consta na nota.

“O leite materno é rico em nutrientes e anticorpos e é o mais completo e melhor alimento para recém-nascidos, proporciona uma combinação única de proteínas, lipídios, carboidratos, minerais, vitaminas, enzimas e células vivas, assim como benefícios nutricionais, imunológicos, psicológicos e econômicos reconhecidos e inquestionáveis. Essas qualidades adquirem relevo especial em se tratando de recém-nascidos pré-termo (RNPT), por sua maior vulnerabilidade”, informa a secretaria.

A quantidade de leite coletada atualmente está abaixo do ideal. “No mês de abril, foram 141 litros coletados; 147,5 litros distribuídos para os hospitais (quatro maternidades) e 135 bebês que receberam leite humano. A média de solicitação de leite materno é de 180 a 200 litros/mês”, afirmou o município. As mulheres podem fazer as doações enquanto estiverem amamentando o seu bebê e tiverem excedente.

Segundo a pasta, estudos comprovam que bebês amamentados adoecem menos, e quando adoecem se recuperam mais rápido. Por isso, a mãe deve amamentar o seu bebê sempre que estiver com ele, antes de ir para o trabalho, caso consiga retornar para casa no horário do seu almoço (até os 6 meses de idade do bebê a mãe tem direito de 1 hora/dia de horário amamentação, podendo ser ajustado com o empregador durante a jornada de trabalho).

Serviço

As mulheres que quiserem se tornar doadoras devem entrar em contato com o Banco de Leite de Rio Preto e preencher o cadastro (pessoalmente, por telefone, ou na Unidade Móvel do Banco de Leite Humano).

Endereço: Avenida dos Estudantes, 1.886, no Jardim Aeroporto

Telefone: 3214-3422

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h; aos sábados, das 8h às 14h.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por