SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2022
HOMENAGEM

Busto do jornalista Leonardo Gomes é entregue no Terminal Urbano de Rio Preto

O busto havia sido retirado e guardado pela família do jornalista quando teve início a construção do novo terminal

Da Redação
Publicado em 06/07/2022 às 21:43Atualizado em 07/07/2022 às 08:41
Cerimônia foi realizada na manhã desta quarta no piso superior do Terminal Urbano (Divulgação/Prefeitura)

Cerimônia foi realizada na manhã desta quarta no piso superior do Terminal Urbano (Divulgação/Prefeitura)

A Prefeitura de Rio Preto descerrou o busto do jornalista Leonardo Gomes na manhã desta quarta-feira, 6. A peça de bronze, que fica sobre uma base em mármore, foi instalada no piso superior do Terminal Urbano de Rio Preto, praça suspensa que agora também recebe o nome do homenageado.

O busto havia sido retirado e guardado pela família do jornalista quando teve início a construção do novo terminal. Agora a peça está instalada próximo à passarela que liga o cone central do Terminal Urbano Manoel Antunes à rodoviária Laudo Natel e ao antigo terminal urbano – que se transformará no Terminal Suburbano de Rio Preto quando concluída a reforma na rodoviária.

O descerramento contou com a presença do prefeito Edinho Araújo e de familiares do homenageado. Jornalista e contador, Leonardo Gomes Villarroel nasceu em Vigo, na Espanha, em 1898. Foi diretor do jornal A Notícia, de 1936 a 1970, além de dirigir o Diário da Araraquarense, de 1934 a 1936. Presidiu o Rio Preto Esporte Clube entre 1946 e 1947, assim como a Escola Técnica Dom Pedro II em 1932.

Atuou como um dos líderes regionais da Revolução Constitucionalista de 1932 e, com a derrota dos revolucionários, foi capturado e torturado. É autor do livro “Gente que Ajudou a Fazer uma Grande Cidade – Rio Preto”, de 1975.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por