SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2022
REABERTURA

Bosque, Cidade da Criança e parques de Rio Preto reabrem após 570 dias

Após 570 dias fechados devido à pandemia, Bosque, parques ecológicos e Cidade da Criança serão reabertos pela Prefeitura de Rio Preto neste sábado, 9. Veja como vai ser a retomada

Marco Antonio dos Santos
Publicado em 04/10/2021 às 20:36Atualizado em 05/10/2021 às 08:56
Coordenador do Bosque, Samuel Vilanova, com macacos-aranha: capacidade máxima do zoológico será de 200 pessoas ao mesmo tempo (Guilherme Baffi 4/10/2021)

Coordenador do Bosque, Samuel Vilanova, com macacos-aranha: capacidade máxima do zoológico será de 200 pessoas ao mesmo tempo (Guilherme Baffi 4/10/2021)

Após passar um ano, seis meses e 23 dias fechados, o Bosque Municipal, a Cidade da Criança e os dois parques ecológicos de Rio Preto terão seus portões reabertos ao público a partir deste sábado, 9. Como parte da nova realidade, todos os frequentadores terão que usar máscaras e manter distanciamento para evitar o risco de contaminação pelo coronavírus. Por orientação da Secretaria de Saúde, em todos os locais está vetado o consumo de alimentos e bebidas.

Todos estes locais públicos estavam fechados desde 17 de março do ano passado, em cumprimento a decreto do prefeito Edinho Araújo (MDB), que determinou a suspensão de entrada do público como parte da estratégia traçada pela Secretaria de Saúde para evitar aglomeração e maior circulação do coronavírus.

Com os números de vacinados em alta, queda da quantidade de pessoas internadas e de mortos pelo vírus, a reabertura dos parques cumpre calendário municipal de retomada das atividades cotidianas em Rio Preto. E ocorre bem próximo ao dia das Crianças, a ser comemorado na próxima terça-feira, dia 12.

A reabertura dos parques públicos animou Jéssica Fabríca Rosa Zazeri, de 33 anos, moradora de Bady Bassitt, que vai ter opção de lugares para levar as sobrinhas para passear. “Vai ser bacana poder voltar com as crianças nestes locais, porque nós todos ficamos muito tempo em casa durante a pandemia. É importante reabrir estes locais.”

O único lugar que vai ter restrição de público será o Bosque, com permissão de até 200 pessoas dentro do espaço ao mesmo tempo. O controle da quantidade de pessoas será feito por funcionários na entrada e um painel eletrônico que vai informar em tempo real quantas pessoas estão dentro do recinto, assim como ocorreu em supermercados no auge da pandemia.

Parques ecológicos da zona Sul (foto) e da zona Norte também reabrem neste sábado (Guilherme Baffi 4/10/2021)

O coordenador do Bosque, Samuel Vilanova, afirma que a equipe de funcionários vai trabalhar nos próximos dias para deixar o bosque preparado para receber a volta do público. “Tivemos de adotar a restrição da quantidade de pessoas aqui no Zoológico. Apesar de ser um local ao ar livre, o espaço destinado ao público não permite muita gente ao mesmo tempo. Estamos colocando cartazes para relembrar o público sobre a importância de manter o distanciamento e o uso obrigatório das máscaras”, diz o coordenador. Outra restrição é a interdição das mesas de piquenique.

Na Cidade da Criança, quem for entrar vai ter que passar por um medidor de temperatura corporal. Se estiver com sintomas de febre ou gripe, vai ser barrado. Além disso, vai ser oferecida a higienização com álcool em gel para todos os visitantes. A Secretaria de Esportes, administradora do espaço, colocou os funcionários para fazer faxina geral no local, como poda da vegetação e limpeza de todos os pontos direcionados ao público durante esta semana. Também estão sendo revisados todos os brinquedos. “Estamos cuidando com carinho o retorno. Monitores participaram de um treinamento no final de semana e essa semana estão sendo orientados. Estamos atentos a todos detalhes. Não só de lazer, mas também de saúde”, disse o secretario Municipal de Esportes, Fábio Marcondes.

Funcionário durante trabalho na Cidade da Criança: não há limite de público no local (Guilherme Baffi 4/10/2021)

Locais

Cidade da Criança

Endereço: rua Daniel Antônio de Freitas, s/n - Distrito Industrial

Das 9h às 17h, de terça-feira a domingo

Protocolos

Obrigatório o uso de máscara

Aferição de temperatura e higienização com álcool na entrada

Vedado o consumo de alimentos e bebidas

Organização com distanciamento em alguns brinquedos que geralmente têm mais público, como as tirolesas

Não há limitação de público visitante.

 Parques Ecológicos Norte e Sul

Parque Ecológico Educativo “Dr. Joaquim de Paula Ribeiro” - Norte

Endereço: avenida Antonio Antunes Junior, 3.977, Jardim Antunes

Parque Ecológico “Danilo Santos de Miranda” - Sul

Endereço: avenida Benedito Rodrigues Lisboa, 1.300, São Francisco

Das 9h às 17h, de terça a domingo

Protocolos

Obrigatório o uso de máscara

Aferição de temperatura e higienização com álcool na entrada

Vedado o consumo de alimentos e bebidas

Não há limitação de público visitante

 Zoológico Municipal

Endereço: rua José Deguer, s/nº - Jardim Nazareth

Das 9h às 17h, de terça a domingo.

Protocolos

Obrigatório o uso de máscara e álcool em gel

Vedado o consumo de alimentos e bebidas e o uso de mesas e áreas de piquenique

Controle de acesso limitado a 200 visitantes por vez

Caso esse limite seja atingido, será necessário aguardar a saída de visitantes para novos acessos, com controle feito em grupos de dez pessoas.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por