Diário da Região
MEIO AMBIENTE

Após tratamento no Zoológico de Rio Preto, corujas são soltas à natureza

O desafio para a equipe era habilitar as aves a viver na natureza sem a instrução de mãe e pai

por Da Redação
Publicado em 30/06/2022 às 22:04Atualizado em 01/07/2022 às 08:30
Corujas suindaras foram resgatadas em Jaci e em Rio Preto (Divulgação/Ivan Feitosa/Prefeitura)
Corujas suindaras foram resgatadas em Jaci e em Rio Preto (Divulgação/Ivan Feitosa/Prefeitura)
Ouvir matéria

Um conjunto de cinco corujas suindaras com dois meses de vida, que recebeu tratamento no Zoológico de Rio Preto, vai voltar à natureza nesta sexta-feira, 1º. Elas chegaram à instituição no mês de maio.

“Um grupo de quatro filhotes veio da cidade de Jaci, trazido pela Polícia Ambiental. Eles foram encontrados em um tronco de árvore, e a mãe deles havia morrido. A quinta coruja foi encontrada sozinha no chão, aqui mesmo em Rio Preto”, afirma o veterinário Guilherme Guerra, gestor do zoológico.

O desafio para a equipe era habilitar as aves a viver na natureza sem a instrução de mãe e pai. “Elas chegaram muito novas, então a gente precisava ensiná-las a se alimentar sozinhas, dar uma chance a elas de vida livre”, explica Guilherme.

O trabalho deu resultado e, nesta sexta, elas serão levadas à cidade de Pindorama, onde vão ser soltas em uma fazenda pertencente ao Instituto Agronômico de Campinas. “É uma fazenda experimental com uma produção muito grande de grãos e, por isso, tem uma grande oferta de roedores. Assim, as corujas vão ter uma chance maior de encontrar alimento”, diz.

A suindara (nome científico Tyto furcata) é uma espécie abundante e amplamente distribuída nas Américas, que vive em uma variedade de habitats abertos e semiabertos. Como tem o costume de ocupar e fazer ninhos em torres de igrejas, é conhecida também como coruja-de-igreja e coruja-das-torres.