Campanha de vacinação chega ao público de 30 anos em Rio Preto
Rio Preto antecipou a vacinação da faixa etária de 30 a 34 anos, que estava prevista para ter início no dia 19, mas começou no dia 17

Começa nesta quinta-feira, 22, em Rio Preto, a campanha de vacinação contra Covid-19 para quem tem 30 anos. As doses estarão disponíveis na Swift, das 8h às 16h, e também nas unidades básicas de saúde e demais equipamentos públicos, das 8h às 14h.
Nesta quarta-feira, quando foram incluídas as pessoas de 31 anos, foram aplicadas 5.133 primeiras doses, além de 3.208 segundas doses para quem já tinha indicação.
As unidades de saúde e equipamentos públicos e o Recinto de Exposições (das 8h às 17h, em esquema drive-thru) estarão abertos para quem tem indicação de receber a segunda dose, tanto de AstraZeneca quanto de Coronavac – a segunda deve ser aplicada com intervalo de 12 semanas após a primeira dose; a Coronavac, com intervalo de 21 a 28 dias. Na carteirinha de vacinação consta a data em que a pessoa deve retornar aos postinhos. O mapa completo de todos os locais pode ser conferido em www.riopreto.sp.gov.br/mapavacinas.
Rio Preto antecipou a vacinação da faixa etária de 30 a 34 anos, que estava prevista para ter início no dia 19, mas começou no dia 17. A previsão é que essa fase vá até o dia 4 de agosto, e só no dia 5 tenha início a nova etapa, para pessoas de 25 a 29 anos.
Quem já foi contemplado pela campanha mas ainda não procurou um posto de vacinação (como idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidade) pode ir receber a primeira dose, pois a campanha é inclusiva. O mesmo vale para quem está com a segunda em atraso, que deve concluir o esquema o quanto antes. Todas as vacinas em utilização em Rio Preto foram testadas pelos órgãos competentes e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nenhum efeito adverso grave foi reportado.
As contraindicações temporárias para receber a vacina contra o coronavírus são estar com Covid (neste caso, deve se esperar um mês), ter tomado outras vacinas há menos de duas semanas, estar internado ou com quadro febril – neste caso, a dose deve ser administrada quando possível. A contraindicação definitiva, raríssima, é alergia a um dos componentes da fórmula – neste caso, é preciso conversar com um médico.
Para ser vacinado, é preciso levar um documento de identificação com foto e comprovante de residência em Rio Preto. Para a segunda dose, deve ser levado também a carteirinha de vacinação. Quem desejar deve fazer o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br, o que não é obrigatório, mas diminui bastante o tempo em fila e agiliza o processo.
VACINAÇÃO
Primeira dose
- Início nesta quinta-feira, 22: Pessoas com 30 anos
Swift
- Atendimento interno
- Horário: das 8h às 16h
Unidades Basicas de Saúde ( UBSs )
- Estoril
- Jardim Americano
- Maria Lúcia
- Nova Esperança
- Caic/Cristo Rei
- Engenheiro Schmitt
- Jaguaré
- Talhado
- Vila Toninho
Escolas
- Silvia Covas (Jardim Simões)
- Dr. Lotf João Bassitt (São Deocleciano)
- Zilda Natel (Parque Industrial)
Projeto
- Viva Eldorado e Pinheirinho (Solo Sagrado).
- Horário: das 8h às 14h
Segunda dose
- Idosos de 63 anos que têm de tomar AstraZeneca devem procurar o Recinto de Exposições (8h às 17h, em drive-thru), a Swift ou as unidades de saúde
- Quem precisa tomar a segunda dose de Coronavac tem de procurar as unidades de saúde ou Recinto
- Confira todos os endereços em www.riopreto.sp.gov.br/mapavacinas.
Cronograma do Estado para novos grupos
- Pessoas de 25 a 29 anos: de 5 a 12 de agosto
- Pessoas de 18 a 24 anos: de 13 a 20 de agosto
- Adolescentes de 12 a 17 anos (com comorbidades, deficiência ou gestantes): de 23 de agosto a 5 de setembro
- Adolescentes de 15 a 17 anos: 6 a 19 de setembro
- Adolescentes de 12 a 14 anos: 20 a 30 de setembro