Diário da Região

Rio Preto tem o fevereiro mais chuvoso dos últimos três anos

Em nove dias, quantidade de chuva no mês já supera o registrado em 2025 e 2024; volume elevado de chuvas tem refletido diretamente no índice pluviométrico e no nível dos lagos da Represa

por Redação
Publicado há 2 horasAtualizado há 2 horas
Vertedouro do lago 1 da Represa transbordando água (Colaboração/leitor)
Galeria
Vertedouro do lago 1 da Represa transbordando água (Colaboração/leitor)
Ouvir matéria

O município de Rio Preto vem registrando, nos últimos dias, um volume elevado de chuvas, o que tem refletido diretamente no índice pluviométrico e no nível dos lagos da Represa. Nos nove dias de fevereiro, segundo o Semae, já choveu 223,7 milímetros - número maior do que o registrado em todo o mês de fevereiro de 2025 e de 2024, quando o registrado foi de 176,6 mm e 169,2 mm, respectivamente. Em 2023, o mês de fevereiro registrou 261,40 mm.

Apenas no domingo, 8, o acumulado no pluviômetro da Estação de Tratamento de Água (ETA) foi de 113,5 mm, a maior marca na cidade desde 27 de janeiro de 2025, quando o acumulado chegou a 123,10 milímetros.

Segundo a assessoria de imprensa do Semae, o dado chama a atenção não apenas pelo volume registrado em um único dia, mas também pela sequência de dias com altos índices de precipitação.

Como consequência desse cenário, houve elevação no nível dos lagos responsáveis pelo abastecimento. O Lago 1 atingiu 30,5 centímetros, enquanto o Lago 3 chegou a 30 centímetros. "As equipes técnicas acompanham de forma contínua a situação, avaliando os impactos das chuvas sobre os mananciais e as estruturas operacionais", afirma Semae.

O monitoramento permite a adoção de medidas preventivas, garantindo a preservação dos sistemas de captação e a regularidade no abastecimento de água. "O Semae segue atento às condições climáticas e aos dados pluviométricos, reforçando seu compromisso com a gestão responsável dos recursos hídricos. A população pode acompanhar os dados atualizados do índice pluviométrico no site do Semae, na aba Dados Públicos, em Índice Pluviométrico".

Até o momento, a cidade registra 392,9 mm de chuva no ano.

Previsão

Para os próximos dias, a previsão do tempo aponta para chance de chuva até sexta-feira, 13, sendo que na quarta e na quinta há risco de tempestades isoladas. No sábado e no domingo, início do Carnaval, não há previsão de chuva, segundo o Climatempo.