Rio Preto pintada de roxo pela árvore da primavera, o jacarandá-mimoso
Árvores variam de 5 à 10 metros de altura e são muito comuns na região de Rio Preto

Um roxo vibrante que enfeita as ruas por toda a cidade. Essa é a característica do jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosaefolia), espécie típica da região de Rio Preto e que nunca passa desapercebida.
Conhecida também como jacarandá-caroba ou ainda como jacarandá-de-Minas, a árvore pertence à família Bigoneaceae.
De acordo com o engenheiro agrônomo e chefe do Viveiro Municipal de Rio Preto, Otton Arruda, as árvores são adaptadas ao nosso clima e a floração pode acontecer desde setembro e prolongar-se ao longo do mês de outubro. “Aqueles frutos dela, também chamados de carobas, são também muito utilizados para fazer artesanato. Eles amadurecem durante os meses de agosto até setembro e ficam lotados de sementes,” disse o especialista.
A espécie é de médio a grande porte, podendo atingir de 5 até 10 metros de altura. Por conta de sua beleza, é muito usada no paisagismo. Arruda só não recomenda o plantio em calçadas com fiação convencional. “Que ela seja plantada a uma distância mínima de 6 metros entre uma muda e outra, para que tenha uma boa formação de copa. Essas são as recomendações básicas para o plantio”, explica o engenheiro agrônomo, complementando: "realizar podas leves de condução da planta ainda jovem, para que cresça em tronco único e não obstrua o passeio público".
O Viveiro Municipal de Rio Preto dispõe de mudas da espécie para doação, sendo disponibilizada duas plantas por endereço. Para adquirir, basta comparecer ao Viveiro de segunda a sexta, das 8h às 17h com um documento pessoal e um comprovante de residência.