SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2021
EDUCAÇÃO

Rio Preto confirma datas para retorno das aulas presenciais na rede municipal

Veja como ficou o calendário para o retorno gradual das aulas presenciais na rede municipal de Rio Preto

Da RedaçãoPublicado em 23/07/2021 às 16:17Atualizado há 23/07/2021 às 16:17
Fabiana Zanquetta, secretária de Educação de Rio Preto (Marcos Morelli/Prefeitura de Rio Preto)

Fabiana Zanquetta, secretária de Educação de Rio Preto (Marcos Morelli/Prefeitura de Rio Preto)

A Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto confirmou na tarde desta sexta-feira, 23, a retomada das atividades escolares, de forma opcional, a partir do dia 9 de agosto para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos - EJA (entre 6 e acima de 15 anos). O atendimento presencial nas creches e escolas de educação infantil (0 a 5 anos) volta no dia 20 de setembro.

Segundo a Prefeitura de Rio Preto, essa retomada será opcional, segura e gradual. "Estamos trabalhando para um retorno gradual das atividades, seguro, opcional e eficaz. Estamos dando um grande passo e para isso contamos com o apoio das famílias e dos profissionais da Educação", afirmou a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta.

Segundo a pasta, terão prioridade no atendimento os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos - EJA (entre 6 e acima de 15 anos) com baixo rendimento, dificuldades de aprendizagens e que não deram devolutivas regulares das propostas e atividades. O atendimento poderá ser organizado de forma individualizada e/ou por agrupamentos de até 35% e respeitando o distanciamento de 1,5m. Serão desenvolvidas atividades de recuperação e aprofundamento das aprendizagens com esses alunos.

Os alunos matriculados nas creches e nas escolas de Educação Infantil (0 a 5 anos) deverão ser recebidos pelas unidades escolares para acolhimento, ambientação e adaptação de forma escalonada. As aulas para esse segmento deverão ser retomadas a partir do dia 20 de setembro, após todos os professores terem recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

"Todos os alunos passarão por uma avaliação diagnóstica, para sabermos o nível de aprendizagem e quais conteúdos precisam ser reforçados", completou Fabiana.

A Prefeitura divulgou que, para o retorno das atividades presenciais, a Educação investiu cerca de um milhão de reais em equipamentos de proteção individual. Segundo a secretária, todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias para evitar o contágio. "Nossos professores foram vacinados, cerca de 25% já receberam a segunda dose e outros 75% deverão receber na primeira semana de setembro. Sabemos da importância da escola no desenvolvimento da criança, mas sempre nos apoiamos na ciência e na saúde como prioridade", destacou a secretária.

Pesquisa

Pesquisa on-line realizada entre 23 de junho e 7 de julho pela Secretaria de Educação de Rio Preto, com pais e responsáveis por alunos da rede municipal de ensino, indicou que 70,1% querem o retorno presencial, enquanto 29,9% disseram que não vão mandar os filhos para a escola. Ao todo, participaram 15.314 pais ou responsáveis, totalizando 19.275 alunos.

Segundo a Prefeitura, o resultado da pesquisa deste ano revela uma mudança de opinião em relação à mesma pesquisa realizada em setembro de 2020, quando 74,9% dos 15.446 responsáveis disseram ser contra o retorno presencial e apenas 25,1% eram favoráveis.

"Outro dado relevante da pesquisa realizada em 2021 mostra que 96,5% dos alunos participaram das atividades remotas promovidas pelos professores da rede municipal de ensino. Para os 3,5% que não participaram das atividades, a Secretaria de Educação reforçou a Busca Ativa com a contratação de 11 motofretistas que entregam nas residências desses alunos as atividades impressas oferecidas pelas unidades escolares; desde abril deste ano já foram realizadas mais de 1,1 mil entregas", informou a Prefeitura.

Merenda e transporte escolar

Os pais de todos os alunos da rede serão consultados sobre a necessidade de alimentação na escola e se precisarão do transporte escolar para participar das atividades presenciais.

Os alunos do Ensino Fundamental e EJA poderão se alimentar na escola, a merenda será servida para todos os alunos que fizerem essa opção. Para os alunos das creches e Educação infantil continuará sendo oferecido o kit-alimentação.

O transporte escolar será disponibilizado para as famílias que necessitarem e que atendam aos critérios estabelecidos.

Calendário

Dia 26/7 – início do planejamento escolar dos professores da rede municipal

De 27/7 a 17/9 – Acolhimento, ambientação e adaptação de forma escalonada para os alunos das creches e educação infantil

De 27/7 a 30/7 – Início da consulta sobre a adesão da merenda na escola e transporte escolar

Dia 8/8 – aplicação da avaliação diagnóstica em rede para avaliar o nível de aprendizagem

Dia 9/8 – Início das atividades escolares presenciais para alunos do Ensino Fundamental e EJA com dificuldades de aprendizagem

Dia 27/8 – Prazo final para a consulta de intenção de retomada das atividades presenciais para educação infantil

Dia 20/9 – retorno das atividades presenciais para alunos das creches e educação infantil.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por