Diário da Região
SAÚDE

Rio Preto amplia vacinação contra meningite para crianças de um ano

A partir desta terça-feira, 1º de julho, crianças de um ano poderão receber a dose da vacina ACWY. Até então, a vacina disponibilizada neste reforço é a meningocócica C, que protege apenas contra a cepa C

por Da Redação
Publicado há 9 horasAtualizado há 6 horas
Dose da vacina ACWY (Marcos Morelli/Prefeitura de Rio Preto)
Dose da vacina ACWY (Marcos Morelli/Prefeitura de Rio Preto)
Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde de Rio Preto vai seguir diretriz do Ministério da Saúde e disponibiliza a partir desta terça-feira, 1º de julho, a vacina ACWY para crianças de um ano. Essa vacina protege contra quatro cepas da meningite: A, C, W e Y. Até então, a vacina disponibilizada neste reforço é a meningocócica C, que protege apenas contra a cepa C.

A vacinação contra a meningite bacteriana está incluída no Calendário Nacional de Vacinação do SUS. A primeira dose é aplicada aos três meses de vida e a segunda dose aos cinco meses, ambas com a vacina meningocócica C. Já reforço é feito a partir dos 12 meses, agora, com a vacina ACWY.

Para os adolescentes de 11 a 14 anos, o Ministério da Saúde inclui outro reforço, que já é feito com a vacina meningocócica ACWY.

Crianças que já completaram o esquema com as duas doses da vacina meningocócica C e o reforço com a mesma vacina, não serão revacinadas com a ACWY neste momento. Já aquelas que ainda não foram vacinadas aos 12 meses poderão receber a dose de reforço com a ACWY.

A gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos, destaca a importância da ampliação: “A meningite é uma doença muito grave, que pode evoluir rapidamente, com risco de sequelas ou até óbito. Com a introdução da vacina ACWY aos 12 meses, ampliamos significativamente a proteção das nossas crianças, alcançando mais cepas com uma única dose". 

(Com informações Prefeitura de Rio Preto)