Diário da Região
CLIMA

Região de Rio Preto está em alerta para onda de calor e tempestades

Inmet colocou a região em risco de aumento de temperaturas em até cinco graus e chuvas intensas com ventania

por Redação
Publicado há 2 horasAtualizado há 2 horas
Mancha em amarelo aponta locais com risco para tempestades (Reprodução)
Galeria
Mancha em amarelo aponta locais com risco para tempestades (Reprodução)
Ouvir matéria

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou a região de Rio Preto em dois alertas de perigo entre segunda-feira, 29, e terça-feira, 30. O primeiro é para o risco de Onda de Calor e o segundo é para tempestades.

Segundo o Inmet, há possibilidade de aumento de temperaturas em até cinco graus acima da média. O alerta inclui a maior parte do Estado de São Paulo, além de todo o Estado do Rio de Janeiro, a região sul de Minas Gerais e do Espírito Santo e parte dos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.

O aviso para tempestades inclui todo o território paulista e o sul de Minas. O alerta aponta risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Defesa Civil e previsão

A Defesa Civil do Estado de São Paulo já havia apontado que a atuação de um sistema meteorológico pode provocar chuvas fortes e tempestades.

A previsão para esta terça, 30, em Rio Preto é de Sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite, segundo o site Climatempo, com mínima de 22 graus e máxima de 32.

Nos próximos dias, a temperatura deve cair e há previsão de chuva para todos os dias. Na quarta, 31, e na quinta, 1º, o Climatempo aponta chuvas rápidas durante o dia e à noite, com temperaturas entre 23 e 31 graus na véspera do ano novo e de 23 e 29 graus no primeiro dia de 2026.

RIO PRETO

Em Rio Preto, a chuva do último sábado, 27, deixou diversas marcas na cidade, com diversas quedas de árvores e fiação elétrica rompida.

Segundo a Prefeitura de Rio Preto, foram registradas 23 ocorrências de queda de árvores em via pública, quatro ocorrências de queda de árvores sobre veículos e três ocorrências envolvendo queda de fios energizados.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da CPFL e da Secretaria de Serviços Gerais foram deslocadas para atender as ocorrências e, até o início da tarde deste domingo, 28, todas haviam sido atendidas.

Conforme os dados das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Rio Preto registrou ventos de 54 km/h. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) o volume de chuvas registrado na cidade foi de 27 milímetros.