Diário da Região
CORONAVÍRUS

Região de Rio Preto tem inovado na campanha de vacinação

Alguns municípios têm apostado de vacinação em casa até na igreja; em Guapiaçu, enfermeiras percorrem empresas e em Itajobi, campanha acontece na Praça da Matriz

por Rone Carvalho
Publicado em 19/07/2021 às 15:49
Em Jales, vacinação tem acontecido no estacionamento da igreja (Divulgação)
Em Jales, vacinação tem acontecido no estacionamento da igreja (Divulgação)
Ouvir matéria

Para promover a campanha de vacinação e garantir a volta de moradores para receber a segunda dose dos imunizantes contra a Covid-19, prefeituras da região de Rio Preto têm apostado de vacinação em casa até na igreja. Outras cidades estão levando enfermeiras a empresas para garantir a imunização, enquanto alguns municípios apostam em drive-thru nas igrejas. Tudo para acelerar a campanha de imunização contra o coronavírus.

Em Guapiaçu, enfermeiras percorrem empresas na busca por trabalhadores que ainda não foram vacinados. Em um único dia, 24 funcionários foram imunizados com a primeira dose. “Não adianta avançarmos em idades menores sem que o público da atual fase seja imunizado. É importante para a retomada da economia essa abrangência coletiva do público-alvo, não só para a redução de casos graves, mas principalmente para a diminuição de óbitos em nosso município”, disse o diretor de saúde de Guapiaçu, Bruno Ribeiro.

Outra cidade da região que também resolveu inovar na campanha de imunização foi Itajobi. Lá, a população é vacinada na Praça da Matriz, que fica em frente ao posto de saúde municipal. “Como o posto de saúde fica em frente a praça matriz montamos a tenda para evitar aglomeração e realizar a vacinação em um espaço aberto”, disse a coordenadora de saúde de Itajobi, Poliana de Morais Oliveira.

Em cidades menores, como Aspásia, com 1,8 mil habitantes, as responsáveis pela aplicação das vacinas vão à casa dos moradores aplicar a vacina. “No caso de pessoas com comorbidades e idosos acamados que precisam tomar a segunda dose, agendamos, e a equipe vai até a residência imunizar o morador”, contou a coordenadora de saúde, Jéssica Fernanda.

Por ser uma cidade pequena, a imunização acontece na única Unidade Básica de Saúde (UBS). “Diferente de outras cidades, aqui ligamos para agendar o horário de todo mundo para vir tomar a vacina. É uma forma de evitar aglomeração, com isso, a cada dez minutos uma pessoa vai na unidade e recebe a vacina. Para você ter uma ideia, tenho apenas 18 pacientes de 34 anos para receber os imunizantes. Isso porque a cidade é pequena e muitos já estão vacinados por terem comorbidade”, completou Jéssica.

Cidades da região também resolveram adotar o drive-thru para imunizar moradores. Em Jales, por exemplo, a aplicação acontece no estacionamento de uma igreja evangélica da cidade. A estratégia visa facilitar a vida dos moradores, que em vez de enfrentar filas de pé, podem esperar dentro do carro para serem imunizados.

Em Rio Preto, a campanha de imunização contra a Covid-19 acontece em 17 pontos de vacinação. A imunização acontece em unidades básicas de saúde da família, escolas municipais, centros esportivos, recinto de exposições e no complexo cultural da Swift. “O recinto, utilizamos muito para idosos no modelo drive-thru no começo da pandemia e agora na aplicação de segunda dose”, explicou a gerente de imunização de Rio Preto, Michela Barcelos.

Unidades de saúde da região também resolveram estender o horário de trabalho para conseguir atender trabalhadores que não conseguem ir durante o dia receber os imunizantes. Foi o caso de Jales, onde a vacinação vai até as 20h. Já em Cajobi, a secretária do departamento de saúde, Luciana Cecília, informou que dependendo do número de doses recebidas a aplicação também está acontecendo aos sábados. “Como temos pessoas que trabalham e não conseguem vir durante a semana abrimos a campanha de imunização também no sábado”, afirmou.