Diário da Região
SOLIDARIEDADE

Recanto Tia Marlene lança projeto de ampliação em Votuporanga

Campanha visa ampliar o espaço da instituição para acolher mais crianças, jovens e adultos com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista

por Dandara Caroline*
Publicado há 4 horasAtualizado há 4 horas
Projeto Tijolinho da Ampliação prevê expansão do Recanto Tia Marlene (Divulgação)
Galeria
Projeto Tijolinho da Ampliação prevê expansão do Recanto Tia Marlene (Divulgação)
Ouvir matéria

Há 29 anos, o Recanto Tia Marlene, em Votuporanga, atua na transformação da qualidade de vida de crianças, jovens e adultos com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista. A instituição lançou o projeto “Tijolinho da Ampliação”, iniciativa que busca viabilizar a expansão do espaço físico para atender a uma demanda crescente de pessoas que aguardam por atendimento especializado.

A campanha tem como proposta mobilizar a comunidade para a construção de novos espaços, ampliando a capacidade de acolhimento da entidade. De acordo com Malu, atual presidente do Recanto e uma das quatro famílias fundadoras da instituição, “a ampliação sempre foi um desejo antigo, mas só agora se tornou possível”. Segundo ela, a entidade recebeu a doação de empresários de um terreno ao lado da instituição, o que permitiu tirar o projeto do papel e avançar na expansão. A principal novidade após a ampliação será a abertura de vagas para pessoas que atualmente estão sem atendimento.

Malu também falou sobre o sentimento ao ver o projeto se concretizando. “Estou me sentindo com muita esperança, principalmente quando encontro pessoas que me dão as mãos para poder seguir”, afirmou.

O nome da instituição é uma homenagem a Marlene, irmã da diretora do projeto, que faleceu um ano antes da fundação do Recanto. A escolha do nome representa uma forma de eternizar sua memória e simboliza o amor, o cuidado, dedicação e homenagem que inspiraram a criação da entidade, hoje referência no atendimento a pessoas com deficiência na região.

O Recanto Tia Marlene é subsidiado por recursos dos governos federal, estadual e municipal, além de doações mensais, arrecadação por meio da Nota Fiscal Paulista e eventos promocionais. A instituição atende pessoas com deficiência múltipla, intelectual e autismo, com o objetivo de promover autonomia, qualidade de vida e integração social.

Entre as ações desenvolvidas estão o estímulo ao desenvolvimento neuropsicomotor, educacional e social de crianças, adolescentes e jovens, o incentivo à autonomia na vida prática e diária e a promoção da integração social. O Recanto também realiza trabalho de orientação às famílias, oferecendo informações sobre direitos sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de apoio para a melhor compreensão e aceitação das limitações de seus filhos.

Fundado a partir da necessidade de pais que não encontravam atendimento adequado para seus filhos com deficiências múltiplas e autismo, o Recanto Tia Marlene mantém, há quase três décadas, o compromisso com o acolhimento, a inclusão e a dignidade.

As pessoas que necessitam de atendimento podem entrar em contato com a equipe técnica da instituição pelo telefone (17) 99610-2735. Para contribuir com o projeto “Tijolinho da Ampliação”, as doações podem ser feitas via Pix pelo e-mail [email protected]. Também é possível contribuir por meio de depósito no Banco do Brasil, agência 8054-3, conta-corrente 1614-4, em nome da Associação Fraterna da União de Pais e Amigos das Crianças Especiais Recanto Tia Marlene, CNPJ 01.053.700/0001-07.

Estagiária sob supervisão de Salomão Boaventura