Presépio põe Famerp no clima de Natal
Montagem é realizada há 31 anos por Luiz Onivaldo Bizuti, o “Seu Bizuti”, de 75 anos

Com 31 anos de tradição, o presépio de Natal da Famerp feito por Luiz Onivaldo Bizuti, o “Seu Bizuti”, de 75 anos, faz parte da história da faculdade. Com materiais como galhos, folhas secas, tecidos e figuras infantis, Seu Bizuti transforma em arte e alegria coisas que antes seriam consideradas descartáveis.
O artista é preparador técnico das disciplinas de Fisiologia, Bioquímica e Farmacologia. Colaborador da Famerp há 56 anos, ele é mais do que um funcionário dedicado, é o guardião dessa história e de uma das mais belas tradições da instituição. “Tudo pode se tornar arte. Basta olhar com o coração”, costuma dizer seu Bizuiti.
Ao lado de Bizuti está Valdir Santos da Silva, preparador auxiliar, que participa ativamente da montagem. “A gente trabalha com cuidado e carinho. Cada detalhe importa, porque queremos que o presépio transmita paz e esperança a todos que passam por aqui”, afirma Valdir.
No ano de 1994, mesmo ano que a faculdade se tornou uma autarquia estadual e gratuita, se iniciou a tradição da Famerp quando naquele Natal, a professora doutora Dorotéia Rossi da Silva Souza presenteou a instituição com um presépio. A cada dezembro, o artista monta a cena do nascimento do Menino Jesus, convidando alunos, professores e funcionários a mergulharem no espírito natalino. (Colaborou Maria Fernanda Rufino)