Indígena encontrado em mata de Rio Preto volta ao Paraguai
Rapaz de 19 anos reencontrou a mãe no país vizinho

A Prefeitura de Rio Preto concluiu nesta sexta-feira, 26, a repatriação de um jovem indígena paraguaio, de 19 anos, que foi encontrado em uma área de mata em Rio Preto. A família procurava por Liberato Benítez Cáceres desde outubro deste ano. O reencontro foi possível após atuação da equipe do Centro Pop, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Liberato, integrante da comunidade indígena Jakaira, no Paraguai, estava desaparecido havia cerca de dois meses. Diante do sumiço, familiares chegaram a registrar boletim de ocorrência no país de origem e o caso também foi noticiado por portais de notícias paraguaios.
O jovem foi localizado em uma região de mata entre Rio Preto e Onda Verde e resgatado pela Polícia Ambiental, após ser encontrado em condições precárias de saúde. A partir do resgate, equipes do Centro Pop articularam as ações necessárias para garantir acolhimento, atendimento social e o retorno ao país de origem.
Segundo informações obtidas com auxílio de um tradutor, já que o rapaz se comunica apenas em guarani, ele relatou ter sido trazido ao Brasil por um grupo de médicos bolivianos e, posteriormente, abandonado. A informação, no entanto, ainda será apurada pelas autoridades paraguaias.
A repatriação contou com atuação integrada da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da entidade Pão da Vida e da Casa do Caminho, responsáveis pelo acolhimento durante o período em que o jovem permaneceu no município.