Prefeitura de Rio Preto é alvo de ataque hacker
Segundo a administração, todos os sistemas foram afetados


A Prefeitura de Rio Preto foi alvo de ataque de hacker nesta quinta-feira, 5, que afetou todos os sistemas da Administração Municipal, incluindo o da Secretaria de Saúde, cujo atendimento nas unidades já é afetado. Funcionários estão trabalhando de forma manual, o que está gerando lentidão nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por esse motivo, as UPAs só devem ser buscadas em casos estritamente de urgência e emergência.
O telefone de chamado do SAMU está fora do ar e o laboratório municipal também está entre os prejudicados: exames eletivos estão suspensos, sendo realizados apenas os exames de urgência.
De acordo com a Prefeitura, as autoridades competentes ligadas a crimes cibernéticos já foram acionadas e acompanham o caso de perto.
“Imediatamente após a identificação do ataque, a Empro adotou todas as medidas cabíveis para isolar os equipamentos afetados, iniciar o processo de restauração dos sistemas e backups e apurar rigorosamente as causas do incidente. Os serviços estão temporariamente indisponíveis por questão de segurança, mas os bancos de dados não foram afetados”, informou.
A Empro enfrenta diariamente mais de 12 mil tentativas de ataque cibernético, prontamente detectadas e bloqueadas pelos sistemas de segurança. “No entanto, este ataque específico ultrapassou as barreiras digitais, comprometeu a estabilidade operacional da Prefeitura e, por isso, é considerado um ataque direto à população rio-pretense”.
O sistema Aprova Digital, utilizado pela Secretaria de Obras para protocolos de regularização de obras, emissão de licenças de construção e acessibilidade, estará temporariamente fora do ar.
Atualização 14h
A Secretaria de Saúde informa que mantém o funcionamento de todos os serviços de saúde, incluindo os exames eletivos do Laboratório Municipal, Hospital Dia, e consultas do Centro Médico de Especialidades. As operações estão sendo feitas de forma manual. Os atendimentos podem sofrer lentidão, como anteriormente divulgado, mas continuam sendo realizados. A Prefeitura trabalha para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.