SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 05 DE DEZEMBRO DE 2021
CARNAVAL CANCELADO

Prefeitura de Rio Preto decide cancelar Carnaval público em 2022

Rio Preto se junta a outras 22 cidades da região e anuncia o cancelamento da festa em 2022; eventos particulares, no entanto, serão permitidos, desde que respeitem protocolos

Rodrigo Lima
Publicado em 24/11/2021 às 20:58Atualizado em 25/11/2021 às 09:08
Presidente da Acirp, Kelvin Kaiser, prefeito, Edinho Araújo, e secretário de Saúde, Aldenis Borim, durante o anúncio (Guilherme Baffi 24/11/2021)

Presidente da Acirp, Kelvin Kaiser, prefeito, Edinho Araújo, e secretário de Saúde, Aldenis Borim, durante o anúncio (Guilherme Baffi 24/11/2021)

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), anunciou nesta quarta-feira, 24, o cancelamento do Carnaval na cidade em 2022. “Decidimos pela não realização do Carnaval de rua. Não haverá Carnaval público”, afirmou o prefeito, durante evento que marcou a extinção do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus no município.

Apesar de considerar que a pandemia está sob controle na cidade, Edinho disse que a administração não vai estimular nenhuma festa. Eventos particulares, no entanto, permanecem autorizados. “A Prefeitura não destinará recursos ao Carnaval. Não estimulará o Carnaval porque teremos aglomeração. Há uma questão em que o Carnaval ficou como sendo a marca da pandemia em 2020. Ouvindo o comitê, a Câmara, e o secretário Aldenis (Borim) e apelos, estamos tomando essa decisão”, afirmou.

De acordo com o chefe do Executivo, os clubes privados e entidades que decidirem realizar o Carnaval serão responsáveis pela adoção de todas as medidas sanitárias previstas em lei. Uma delas é exigir o passaporte de vacinação dos participantes do evento. “Os clubes vão realizar sob sua responsabilidade. Eventos com mais de 500 pessoas terão de exigir o passaporte”, afirmou o prefeito.

Edinho comentou ainda sobre os shows sertanejos previstos na cidade nos próximos dias, que estão mantidos. “Os eventos estão com as cautelas. Pedindo o comprovante de vacinação”, disse. A fiscalização de possíveis irregularidades caberá ao próprio Executivo, por intermédio da Vigilância Sanitária.

“É preocupante (a aglomeração), mas esperamos que as medidas (sanitárias) sejam tomadas. Os campos de futebol estão com lotação de 100% permitida. A Prefeitura tem de enfrentar a questão, não queremos dar motivo para que volte uma nova onda e tenhamos de tomar medidas restritivas”. Para Edinho, a decisão em relação ao cancelamento do Carnaval faz parte de “uma coerência administrativa”.

Atualmente, o Carnaval em Rio Preto conta com uma série de blocos que desfilam pelas ruas da cidade e no distrito de Engenheiro Schmitt.

O anúncio foi realizado no auditório Juan Bérgua, na Prefeitura, e contou com a participação do secretário de Saúde, Aldenis Borim, do vice-prefeito Orlando Bolçone (DEM) e do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), Kelvin Kaiser.

Região

Rio Preto se junta a outra 22 cidades da região que já tinham tomado a decisão de suspender a folia em 2022. Uma dessas cidades é Ibirá, que já vinha inclusive divulgando as atrações da festa. Segundo a organização, o evento será realizado em fevereiro de 2023. A festa, que tem a FM Diário como a rádio oficial, movimenta em cinco dias de festa cerca de R$ 10 milhões na economia do município de 12,5 mil habitantes.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por