Prefeitura de Nhandeara afasta duas funcionárias de creche após denúncia de agressão
A decisão da Secretaria Municipal de Educação foi baseada em imagens de câmera de monitoramento da escola infantil Centro Integrado de Educação Infantil Iracema Oliveira da Silveira

A Prefeitura de Nhandeara afastou nesta quinta-feira, 6, duas funcionárias do Centro Integrado de Educação Infantil (Pro Infância) Iracema Oliveira da Silveira após a divulgação de um vídeo que mostra suposta agressão dentro da unidade. As imagens foram anexadas a uma denúncia encaminhada ao Ministério Público, que deve analisar o caso nos próximos dias.
A criança é filha de uma funcionária da própria unidade. Assim que teve acesso ao vídeo, a mãe procurou a Polícia Civil e registrou boletim de ocorrência.
As servidoras foram afastadas preventivamente até a conclusão da apuração. As duas serão ouvidas por uma comissão interna da administração municipal. Caso seja constatado irregularidade no comportamento, será estabelecida a punição com base na legislação municipal da cidade. Elas podem ser suspensas, remanejadas ou até exoneradas.
Em nota, o prefeito Antônio Marques do Nascimento Júnior informou que determinou o afastamento imediato de todos os envolvidos, além da abertura de procedimento administrativo disciplinar para apurar eventual falta grave. O caso também foi encaminhado ao Ministério Público Estadual.
Esta não é a primeira vez que a unidade recebe reclamações envolvendo as mesmas profissionais. A Ouvidoria do município já havia registrado relatos sobre gritos, xingamentos e resistência em seguir os métodos de trabalho adotados pela atual gestão da creche.