SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 05 DE JULHO DE 2022
PANDEMIA

Prefeito de Votuporanga se reunirá com o Oba para discutir realização do Carnaval

Oba Festival está marcado para acontecer entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março no município

Arthur Pazin
Publicado em 06/01/2022 às 13:26Atualizado em 06/01/2022 às 17:23
OBA Festival Votuporanga (Divulgação)

OBA Festival Votuporanga (Divulgação)

O prefeito de Votuporanga Jorge Seba (PSDB) se reunirá, na próxima semana, com organizadores do Oba Festival para discutir a realização do Carnaval. Os empresários do evento solicitaram uma audiência com o prefeito para a próxima semana.

A festa, que atrai anualmente 15 mil pessoas e injeta em torno de R$ 15 milhões na economia local, está marcada para acontecer entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março no município, que fica a 82 km de Rio Preto. 

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, grupo vinculado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Votuporanga, também se reunirá, na próxima semana, para falar sobre o cenário atual e as medidas preventivas necessárias para o momento.

Quem não cumprir as regras, ou deixar de registrar o evento junto ao Poder Executivo, poderá ser multado, além de responder a ações administrativas e/ou judiciais.

Entre as medidas exigidas no Decreto nº 13.811, publicado em edição extraordinária desta quinta-feira, do Diário Oficial Eletrônico, estão a comprovação do esquema vacinal completo ou teste negativo para Covid-19 do tipo PCR, o distanciamento de no mínimo um metro entre as pessoas, uso de máscara podendo ser retiradas apenas para consumo em mesa de alimentos ou bebida.

Assim como todos os estabelecimentos comerciais, os eventos também devem disponibilizar álcool em gel, especialmente na entrada, e em balcões de atendimento e mesas. A relação completa está disponível no site da Prefeitura de Votuporanga.

O regramento também destaca que o registro do evento junto à Prefeitura de Votuporanga, com apresentação do protocolo de biossegurança que será seguido, deverá ser apresentado com no mínimo sete dias úteis de antecedência à sua realização.

"Essas medidas são necessárias e devem ser seguidas por todos, para ajudar a conter o avanço do vírus, que apesar de estar com sintomas leves, é altamente contagioso. A UPA 24 Horas tem registrado mais de 800 atendimentos por dia de pessoas com síndromes gripais. A conscientização segue sendo a melhor arma nessa luta, aliada às medidas preventivas e a vacinação", destacou a secretária da Saúde Ivonete Félix do Nascimento.

Só esta semana, de acordo o Boletim Epidemiológico Municipal, foram registrados 317 novos casos.  Ao Diário, a Prefeitura confirmou que as reuniões estão previstas para serem realizadas até o dia 14 deste mês.

O Comitê é formado por médicos e representantes do setor, bem como membros da Associação Comercial do município e integrantes da Educação.

Conscientização

Nesta quinta-feira, 6, Jorge Seba (PSDB) publicou em seu perfil no Instagram sobre conscientização no combate à Covid-19.

"Reforçamos as exigências para eventos em Votuporanga. Só podem ocorrer aqueles que atendam regras como público sentado e uso de máscara. Reforçaremos a fiscalização, afinal, seguimos com medidas em favor da vida e que evitem a disseminação do vírus", escreveu o tucano, usando a #TodosContraaCovid

(atualizado 6/1 às 17h15 min)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por