Dupla é multada em R$ 360 mil pela polícia em Nova Granada
Foram encontrados pássaros das espécies coleiro-baiano, pássaros-pretos, araras-canindé e papagaios-verdadeiros
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) multou dois homens em R$ 379 mil por tráfico de animais. Os dois foram flagrados em um carro com 100 pássaros silvestres, durante uma abordagem no km 30 da BR 153, em Nova Granada. A apreensão dos animais ocorreu na manhã desta quarta-feira, 22. Foram encontrados pássaros das espécies coleiro-baiano, pássaros-pretos, araras-canindé e papagaios-verdadeiros.
O Chevrolet Onix apreendido tinha placas de Florianópolis (SC) e era conduzido por um homem de 36 anos, tendo como passageiro um de 25 anos. As aves eram transportados em gaiolas, nem todas em tamanho adequado para transporte das aves.
Os homens disseram aos policiais que compraram os pássaros no estado de Goiás e teriam como destino a capital catarinense. Os dois são reincidentes neste tipo de crime – o motorista já foi preso três vezes pela PRF por este mesmo crime.
As aves vão passar por exame veterinário para verificar qual o estado de saúde. Os animais que estiverem feridos vão passar por tratamento. Depois que estiverem recuperados devem ser devolvidos à natureza.
Os dois homens vão responder ao crime em liberdade, mas também serão alvos de inquéritos policiais e poderão serem processados pelo Ministério Público por crime ambiental.