Diário da Região
CONCURSO PÚBLICO

Polícia Militar abre concurso com 2,2 mil vagas 

Podem participar candidatos com ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens, além de ser necessário ter carteira nacional de habilitação a partir da categoria B

por Lucas Israel
Publicado em 03/09/2025 às 14:02Atualizado em 03/09/2025 às 17:16
Polícia Militar (Diogo Moreira/A2 Fotografia/Governo de SP)
Polícia Militar (Diogo Moreira/A2 Fotografia/Governo de SP)
Ouvir matéria

A Polícia Militar do Estado de São Paulo divulgou nesta quarta-feira, 3, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o edital de concurso público para o preenchimento de 2,2 mil vagas de soldado de 2ª classe. O salário inicial é de R$ 5.055,53, com benefícios previstos na carreira.

As inscrições estarão abertas de 8 de setembro a 23 de outubro, exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pela organização do certame. A taxa é de R$ 85.

Podem participar candidatos com ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens, além de carteira nacional de habilitação a partir da categoria B.

O processo seletivo será composto por prova objetiva e redação, marcadas para o dia 30 de novembro. Os aprovados ainda passarão por exames de aptidão física, de saúde e psicológicos, além de investigação social.

Segundo a corporação, o concurso busca reforçar o efetivo em todas as regiões do Estado, atendendo às demandas de segurança pública.

No Estado de São Paulo, as provas poderão ser feitas em: Andradina, Araçatuba, Araraquara, Avaré, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Catanduva, Cotia, Dracena, Franca, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapetininga, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mongaguá, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Pirassununga, Praia Grande, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Paulo, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São Jose dos Campos, Sorocaba, Taubaté e Votuporanga.

Em outros estados, a prova poderá ser feita em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Campo Grande – MS, Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM) Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Vitória (ES).