Polícia Civil prende oito pessoas envolvidas em 30 golpes do falso presente em Rio Preto
Eles são suspeitos de integrarem quadrilha especializada no golpe do falso presente, que atinge principalmente idosos; operação cumpriu oito mandados de prisão e 12 de busca e apreensão

A Polícia Civil de Rio Preto, por meio do Núcleo de Polícia Judiciária 1º, 2º e 5º, prendeu oito pessoas investigadas por integrar organização criminosa especializada na prática de golpes contra idosos, conhecidos como “golpe do falso presente”. As prisões foram nesta segunda-feira, 13.
Durante a operação, foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão em diferentes endereços do município. A ação é fruto de investigações conduzidas pela Polícia Civil, que identificaram o grupo como responsável por mais de 30 golpes praticados em Rio Preto e região.
Os golpes consistiam em contatar pessoalmente as vítimas — em sua maioria pessoas idosas — sob o pretexto de que receberiam um presente, mas haveria necessidade do pagamento de uma “taxa de entrega”. Para isso, os criminosos utilizavam máquinas de cartão, com as quais realizavam transações dissimuladas de valores elevados, causando prejuízos significativos às vítimas.
Além das prisões, os policiais civis apreenderam diversos objetos utilizados na prática criminosa, entre eles motocicleta, capacete, bags de entrega, máquinas de cartão e telefones celulares.
"O êxito da operação reflete o comprometimento e a eficiência do trabalho investigativo da Polícia Civil, que permanece atuando de forma rigorosa no combate a fraudes e na proteção da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis", afirmou a polícia em nota.
As investigações prosseguem para a identificação de outros envolvidos e a completa elucidação dos fatos.