Polícia Ambiental recupera 30 cabeças de gado furtadas na região de Rio Preto
Gado foi encontrado em Cedral e em Andradina; homem foi preso por receptação e posse ilegal de arma de fogo

A Polícia Ambiental recuperou 30 cabeças de gado furtadas e prendeu um homem por suspeita de receptação e posse ilegal de arma nesta terça-feira, 3. O crime foi em Ilha Solteira e o gado foi encontrado em Cedral e em Andradina.
Durante ações de policiamento ambiental, equipes tomaram conhecimento de um furto de gado ocorrido no município de Ilha Solteira. As informações iniciais indicavam que os animais subtraídos estariam sendo deslocados para as cidades de Andradina e Cedral.
Os animais possuíam marcas identificadoras “JP” e “CB”, além de furo na orelha direita.
Segundo a polícia, diante da natureza da ocorrência, em que o fator tempo é decisivo devido ao risco de abate, venda ou remarcação dos animais, foi desencadeada de imediato uma operação integrada, com o emprego de equipes do Grupo Especial de Patrulhamento Ambiental em Áreas de Risco (Gepaar) da 1ª e 2ª Companhias, visando o patrulhamento direcionado e a localização do gado furtado.
A operação foi dividida em duas frentes. Durante a ação, informações anônimas relataram movimentação suspeita de gado em uma propriedade rural no município de Cedral, em horário incompatível com a rotina local. Parte das equipes deslocou-se até o endereço indicado, onde foram localizadas 21 cabeças de gado e uma égua. Posteriormente, os animais foram reconhecidos pela vítima.
Simultaneamente, a outra frente operacional, com apoio de uma equipe do 2º Batalhão de Polícia Ambiental, realizou patrulhamento em um assentamento rural no município de Andradina. Em uma das propriedades vistoriadas, foram localizadas mais nove cabeças de gado. O responsável pelo lote foi abordado e, durante vistoria na residência, os policiais localizaram uma espingarda calibre 28, munições calibre .22 e munições deflagradas dos calibres .44, 28 e 24.
A vítima do furto foi acionada e compareceu novamente ao local, reconhecendo os animais como sendo de sua propriedade. A ocorrência foi apresentada à Central de Flagrantes de Andradina, onde o suspeito permaneceu preso pelos crimes de receptação qualificada e posse irregular de arma de fogo.
O autor possui antecedentes criminais por furto e receptação de gado, além de registros por tentativa de homicídio, roubo, lesão corporal e estelionato.