Comece hoje pagando a partir de R$5/mês no plano mensal
PROJETO VIDA

PM de Rio Preto detém 39 presos que desrespeitaram 'saidinha'

Região foi a segunda do estado com mais flagrantes de irregularidades

por Marco Antonio dos Santos
Publicado em 20/06/2023 às 21:23Atualizado em 21/06/2023 às 09:14
Policial conduz detento beneficiado pela saída temporária que descumpriu regras (Marco Antonio dos Santos 20/6/2023)
Galeria
Policial conduz detento beneficiado pela saída temporária que descumpriu regras (Marco Antonio dos Santos 20/6/2023)
Ouvir matéria

A região de Rio Preto é a segunda em todo estado de São Paulo em número de detenção de beneficiados pela "saidinha temporária". Por meio do Projeto Vida (Vigilância, Inteligência, Defesa e Ação), a Polícia Militar devolveu para as celas 39 detentos que descumpriram as regras do benefício na última saída temporária, que terminou nesta segunda-feira, 19.

Pelo Projeto Vida, que foi implantado em todo o estado, a PM recebe via celular ou tablet a geolocalização dos detentos da “saidinha”. Sempre que uma viatura passa por perto de algum dos endereços, o aplicativo do projeto faz um alerta e a equipe fiscaliza para saber se o beneficiado está cumprindo as regras da saída temporária.

A saída temporária faz parte do processo de ressocialização de presos que estão em regime semiaberto. Nela, o detento beneficiado não pode frequentar bares e locais com bebida alcoólica e deve ficar em casa entre 18h e 6h. Quando é flagrado descumprindo as regras, é detido e, após decisão da Vara de Execuções Criminais (VEC), tem suspenso o benefício e retorna para a cela. Ainda como punição, fica fora da lista de nova saída temporária e pode regressar para o regime fechado.

O comandante do CPI-5, coronel Fábio Cândido, afirma que a maioria dos presos da “saidinha” foi flagrada fora de casa no período noturno. Alguns deles estavam em pontos de venda de drogas.

“Nós fomos a segunda região que mais pegou presos em situação irregular porque, desde 2021, a gente implantou o Projeto Vida nas 96 cidades da região. Portanto, as equipes já estão treinadas para descobrir os possíveis locais onde o detento possa estar irregularmente”, explica o comandante.

Rio Preto ficou atrás apenas da Capital no número de flagrantes. Em todo o estado, foram liberados aproximadamente 35 mil presos e 234 foram detidos por irregularidades.

Segundo Cândido, o monitoramento dos presos pelo Projeto Vida resultou em redução da criminalidade, por meio de ações de patrulhamento preventivo.

Para o juiz da VEC de Rio Preto, Evandro Pelarin, o aumento da fiscalização durante a saída temporária é fundamental, inclusive para o processo de reintegração social.

“Os detentos têm que ter a consciência de que a ‘saidinha’ não é uma permissão para que possam fazer o que quiserem. Há regras. É permitido que se reúnam com suas famílias, mas não há passe livre para bebedeira e prática de crime. Por isto, não é permitido o trânsito noturno deles”, explica o magistrado.

Dados

Projeto VIDA (Vigilância, Inteligência, Defesa e Ação)

  • Utiliza dados de aplicativo e localização georreferencial para fiscalização no período de “saidinha”
  • Os endereço informados pelos presos beneficiados são repassado pela Justiça à Polícia Militar
  • Quando a viatura passa perto de algum deles, o aplicativo informa e a equipe confere se o beneficiado está cumprindo as regras da “saidinha”

Detenções por região entre 14 a 19 de junho

  • São Paulo: 56
  • CPI-1 (S.J. Campos): 28
  • CPI-2 (Campinas): 34
  • CPI-3 (Ribeirão Preto): 15
  • CPI-4 (Bauru): 16
  • CPI-5(Rio Preto): 39
  • CPI-6 (Santos): 8
  • CPI-7 (Sorocaba): 11
  • CPI-8 (P. Prudente): 11
  • CPI-9 (Piracicaba): 12
  • CPI-10 (Araçatuba): 4
  • Total: 234